Distribuidora FUNimation é adquirida pela Sony


Nesta segunda-feira a Sony Pictures Television Networks anunciou que se tornou a proprietária maioritária da distribuidora de animes FUNimation Entertainment. O acordo ainda ira passar por aprovações antes de ser fechada, mas o atual CEO da FUNimation, Gen Fukunaga, será mantido em seu cargo e ainda terá uma participação minoritária no acordo.

Segundo os site Deadline e Variety, o negocio prevê que a Sony tenha 95% de participação na empresa e que a aquisição foi feita a partir do pagamento de 143 milhões de dólares. A aquisição da FUNimation pela Sony fez com a distribuidora de animes tivesse uma valorização de até 150 milhões de dólares.

A Sony Pictures Television Networks é o braço televisivo da gigante japonesa, que é mais conhecida por suas empreitadas no mundo dos games (com o lançamento da marca PlayStation) e pelo lançamento de grandes filmes para o cinema (como os longas do Homem-Aranha). Atualmente a empresa possui uma rede com diversos canais, incluindo o canal Animax, o canal japonês Kids Station e o serviço de streaming Creackle.

Para o presidente da Sony Pictures Television Networks, Andy Kaplan, a aquisição do FUNimation ira permitir que o Animax e o Kids Station ofereçam o melhor do anime para os fãs em todos os tipos de plataformas. Já a FUNimation revelou em seu FAQ nesta terça-feira que o formato atual do serviço de streaming da empresa ira permanece inalterado. Porem o CFO da Sony Corporation, Kenechiro Yoshida, revelou para o site The Hollywood Reporter que o desafio agora será conectar de forma orgânica o FUNimation, o Aniplex e o Animax a plataforma PlayStation.

Infelizmente o Brasil não possui atualmente acesso aos serviços de streaming e licenciamento de animes realizados pelo FUNimation. Com essa aquisição da distribuidora pela Sony é possível que no futuro nosso pais entre na rota de beneficios do serviço, pelo menos nas plataformas PlayStation.
Patreon de O Vértice