Saiba como foi a palestra da editora JBC no Anime Friends 2017


Como já é tradição no Anime Friends, as grande editoras de mangás possuem espaço para mostrar para o publico as novidades e informações das obras que serão futuramente publicadas no Brasil. A primeira grande editora a realizar sua palestra no evento foi a JBC e seus representantes Cassius Medauar e Marcelo Del Greco falaram sobre como foi o primeiro semestre de 2017 da editora.

A palestra começou com eles falando que a situação atual do pais afeta a saída dos mangás publicados e como a JBC é uma editora (relativamente) pequena não é possível mais anunciar 20 títulos por ano, lembrando que em 2015 a editora chegou a anunciar mais de 30 títulos. Foi revelado que editora se focou recentemente em realizar o lançamento Akira e Ghost in the Shell, mas que a JBC esta sempre tentando inovar com o lançamento de mangás com orelhas, contracapas, formatos maiores e lançamento de obras que normalmente não são publicadas no Brasil.

Sobre o lançamento do mangá Your Name, a editora revelou que a obra será publicada com um tipo de papel diferente e que o lançamento será realizado apenas em agosto devido o formato diferente de aprovação, mas Del Greco disse que isso possibilitou pesquisar melhor o novo tipo de papel (que não foi revelado qual será).

Apesar da crise do papel não estar em evidencia atualmente, Cassius afirmou que ela não acabou, que o valor do papel offset vem aumentando a cada três meses, que devido o aumento do dólar muitas empresas estrangeiras não estão enviando papel para o Brasil e que as opções internas são limitadas. Segundo o Gerente de Conteúdo da editora, a JBC não é a única editora que esta tendo este tipo de problema relacionado a papel no Brasil.

Já sobre o desenvolvimento do Henshin Drive foi revelado que a plataforma de mangás online da JBC esta na reta final e que o lançamento pode ocorrer até o final deste ano. Eles ressaltam que o lançamento de um manga físico não significa que a mesma obra será lançada em versão digital, foi explicado que para isso acontecer ira depender de cada autor. Foi revelado também que o Japão possui receio da pirataria no Brasil e que isso atrasa o processo da plataforma.

Antes de finalizar a palestra, foi revelado que os mangás Samurai 7 e Sakura Wars estão previstos para serem lançados no segundo semestre desde ano, que a JBC esta desenvolvendo sua loja online e que teremos novidades em breve, que a editora já esta trabalhando na nova edição do BMA (Brasil Manga Awards) e que o segundo volume de Akira já esta em produção e que a editora pretende lançá-la no final de 2017.

Eles revelaram também que pretendem publicar o manga Ghost in the Shell 2.0 ainda este ano, que a JBC esta tentando trazer para os spin-offs do mangá Fairy Tail e que não existe certeza se a editora ira lançar To-Love-Ru Darkness devido ser um tipo de contrato diferente com a editora japonesa.
Patreon de O Vértice