A importância dos episódios fillers em Naruto Shippuden


O anime Naruto Shippuden foi lançado em 15 de fevereiro como uma continuação direta do anime Naruto, a serie teve seu ultimo episodio, o de numero 500, exibido nesta quinta-feira (23) e completou seu legado junto a uma legião de fãs que acompanharam o ninja de laranja em seus 15 anos de exibição. A historia da serie, baseado na obra de Masashi Kishimoto, já teve sua historia discutida em diversos artigos na internet desde o final do mangá em 2014. Porem existe um fator dentro de Naruto Shippuden que serviu com um proposito para o bem e para o mal da serie, os Fillers.

Assim como em outros animes que vieram antes de Naruto Shippuden, os fillers tiveram o proposito de enrolar a serie enquanto seu mangá ganhava novos capítulos na revista Shonen Jump. O anime ganhou muitas criticas devido o excesso de episódios não canônicos e isso até fez com que a indústria dos animes mudasse o seu formato de exibição de animes para assim um estúdio não depender de ter uma equipe apenas para criar episódios fillers.

Se por um lado Naruto Shippuden teve muitos (muitos mesmo) episódios fillers até um pouco da metadeda serie, por outro lado foram os episódios fillers que fecharam todos os buracos deixados por Masashi Kishimoto no decorrer da parte final de sua historia, além de ampliar um pouco mais o universo do anime.
A batalha entre Kaguya Otsutsuki, Hagoromo e Hamura foi apenas mencionado no mangá mas exibido no anime. 

Durante os acontecimentos do arco da Quarta Grande Guerra Ninja, o anime se aproveitou para aprofundar a historia de diversos personagens chave do mangá. Assim foi possível saber mais sobre a criação da Akatsuki pela visão de Obito Uchiha, conhecer mais o que ocorria por trás da Anbu no período em Kakashi Hakate era membro do esquadrão e, principalmente, conhecer o passado de Kaguya Otsutsuki.

Uma das principais criticas dos fãs sobre o final do mangá foi a revelação da vilã Kaguya Otsutsuki nos últimos capítulos da obra. Nos quadrinhos a vilã não foi desenvolvida e isso deixou um buraco gigante sobre os motivos de ela querer criar o Tsukuyomi Infinito. Mas no anime foi criado um arco completo mostrando a historia da vilã, o inicio do credo ninja com Hagoromo Otsutsuki (o Eremita dos Seis Caminhos) e o começo do ciclo de ódio de Ashura e Indra (que foi encerrado em Naruto e Sasuke).

Se no inicio da serie o estúdio Pierrot errou ao adicionar muitos fillers em Naruto Shippuden, em seu final a equipe de produção do anime conseguiu se aproveitar deste artificiou para ampliar e desenvolver historias que não foram contadas no mangá. 

Com o fim de Naruto Shippuden, será iniciado em 05 de abril o anime Boruto: Naruto Next Gerenation e o estúdio Pierrot promete que ira mostrar uma obra original, mas manter o mesmo espirito que existiu nestes últimos 15 anos.
Patreon de O Vértice