Conheça a Gangan Comics, a editora de mangás da Square Enix


Que a Square Enix é uma grande empresa e desenvolvedora de jogos isso não é duvida para ninguém, porem poucos aqui no Ocidente tem conhecimento que a empresa (desenvolvedora de franquias de sucesso como Final Fantasy, Dragon Quest, Kingdom Hearts, entre outros) possui um braço editorial voltado apenas para o mercado dos mangás.

No ano de 1991, antes do surgimento da empresa que conhecemos hoje, a Enix Corporation criou a divisão Gangan Comics com o proposito de publicar mangás e competir de frente com grandes revistas japonesas, como a Shōnen Magazine (Fairy Tail, Nanatsu No Taizai), Shōnen Jump (Naruto, One Piece) e Shōnen Sunday (InuYasha).

Assim surgiu a revista Shonen Gangan, voltada à publicação de historias da demografia Shonen (para adolescentes) e que, no decorrer dos anos, se tornou uma das principais revistas deste tipo de demografia.

Capa da Shonen Gangan com destaque para os mangás Fullmetal Alchemist, Final Fantasy Type-0 e Soul Eater.

Foi pela revista que surgiram algumas series com grande sucesso mundial, como Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa), Soul Eater (Atsushi Ōkubo) e Toaru Majutsu no Index (de Kazuma Kamachi e Chuuya Kogino), e também versões em mangá de alguns games lançado pela Square Enix, como Dragon Quest Retsuden: Roto no Monshō, Final Fantasy Type-0 e Kingdom Hearts.

Ainda nos anos 90 a Gangan Comics foi também lançou novas revistas voltadas para outras demografias, surgindo assim as revistas Monthly GFantasy (lançada em 1993) e Monthly Gangan Wing (publicada entre 1996 e 2009).

Nestas revistas também foi publicada obras de sucesso, como Durarara !! (Ryohgo Narita) e Black Butler (Yana Toboso), versões em quadrinho de games como os mangás Fire Emblem: Hikari wo Tsugu Mono e Devil Survivor 2: The Animation e a revista chegou inclusive a publicar a versão em mangá dos games The Legend of Zelda: Link's Awakening e The Legend of Zelda: A Link to the Past.

Quando ocorreu o surgimento da Square Enix em 2003, a partir da fusão da Enix Corporation e da Square Co., Ltd, não ocorreu nenhuma mudança na publicação das revistas já existentes da Gangan Comics. Mas, após a reestruturação feita pelo conglomerado em 2008, a divisão editorial passou por diversas mudanças.
Capa da Monthly GFantasy com destaque para os mangás Black Butler e Durarara !!

Entre estas mudanças, ocorreu o surgimento da revista Gangan Online em 2008 e em 2009 foi anunciado o cancelamento das revistas Gangan Powered (que foi lançada em 2001 e publicou obras como Jūshin Enbu (Hiromu Arakawa) e a versão mangá de Final Fantasy XII) e Monthly Gangan Wing. Do cancelamento das duas revistas começou a ser publicada a revista Gangan Joker, voltada para a demografia Seinen e que publicou/publica obras como Akame ga Kill! e Hai to Gensou no Grimgar.

Atualmente a divisão Gangan Comics publica no Japão as revistas Shonen Gangan, Monthly GFantasy, Gangan Joker, Young Gangan, Big Gangan e Gangan Online e só em 2016 foram publicadas 343 obras até o final do ano fiscal passado, em março de 2016.

Aqui no Brasil já foram publicadas diversas obras lançada pelas revistas da divisão editorial da Square Enix. Entre os destaques temos Fullmetal Alchemist (que está sendo republicado pela editora JBC), Soul Eater (que foi publicado pela JBC), Black Butler e Akame ga Kill! (ambos publicados atualmente pela editora Panini), além Kingdom Hearts pela Editora Abril.
Patreon de O Vértice