Conheça os fabulosos Maid e Butler Café


Os animes, mangas e games estão atualmente enraizados dentro da cultura japonesa e o comercio também ajuda diversas obras com o lançamento dos mais variados produtos. Nos anos 80 estava começando um movimento na região do distrito de Akihabara aonde os lojistas focaram na venda de produtos para os fãs dos nichos citados acima, assim o bairro foi se transformando no centro cultural para os nerds japoneses.

Com uma grande quantidade de pessoas visitando o bairro em busca de produtos e tendo de passar por diversas lojas durante sua busca, muitos irão querer fazer paradas para descansar ou comer algo e para que os consumidores não saíam do espirito do bairro surgiram em 1999 os Café Cosplay.

Como o próprio nome explica, o Café Cosplay é um tipo de restaurante aonde o publico é recepcionado por moças ou rapazes vestidos como algum personagem de anime, mangá ou game. Este tipo de restaurante faz muito sucesso no Japão e diversos animes e games conhecidos, como Mario, Naruto, One Piece e Resident Evil, possuem restaurantes com pratos temáticos próprios.
Dentro do parque J-World existem áreas de alimentação temáticas das obras publicadas na revista Shonen Jump.

Mas dentro dos diversos subgêneros que existem dentro do Café Cosplay um acabou se tornando mais conhecido mundialmente que o original, os Maid e Butler Café.

O Maid Café surgiu em 2001 em Akihabara e com o tempo foram se tornando cada vez mais populares dentro do Japão e fora dele. O publico que frequenta estes estabelecimentos (geralmente homens) são recepcionado por garotas vestidas com roupas de empregada. O atendimento é como em um restaurante comum, mas com o diferencial do cliente ter a possibilidade de tiras fotos ou participar de alguma atividade junto a funcionaria. Estas atividades extras também são cobradas como parte do serviço do Maid Café.

Já os Butler Café surgiram em 2006 e são focados ao atendimento do publico feminino, aonde elas são recepcionadas por garotos vestidos de mordomos. O atendimento deste tipo de estabelecimento não se difere muito do que ocorre no Maid Café, aonde o cliente tem acesso a pratos como um restaurante e também é possível interagir diretamente com os funcionários do café através de atividades ou tirando fotos.

Com uma grande popularidade dentro e fora do Japão, os Maid Café também ganharam estabelecimentos em outros países, como China, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Austrália, Hungria, República Tcheca, França, Holanda, México, Canadá e Estados Unidos.

Aqui no Brasil chegamos a ter no inicio de 2016 a inauguração do nosso primeiro Maid Café, estabelecido na cidade de Manaus, no Amazonas, o Maid Café Rosas foi o primeiro estabelecimento físico desde tipo no Brasil, aonde o publico poderia desfrutar de um atendimento próximo ao dos Maid Café japoneses. Porem o estabelecimento acabou encerrando suas atividades alguns meses após sua inauguração.

Por outro lado é possível que o publico que frequenta evento de animes/mangás tenha acesso a experiência de um Maid Café graças a diversos grupos de salas temáticas. Atualmente existem diversas paginas nas redes sociais de grupos focados em mostrar este tipo de experiência em eventos por todo o país. Entre estes grupos temos o Royal Mansion Maid Café na cidade de Brasília, Yume no Maid Café no estado do Pará e o Chest of Wonders Maid Café de São Paulo.

Além das salas temáticas em eventos, recentemente os grupos de Maid Café vem realizando eventos próprios. Este é o caso do 3° Maid Café Day!, que foi realizado recentemente na cidade de São Paulo pelo grupo Chest of Wonders, e do Picnic de férias, que será realizado em fevereiro na cidade de Brasília pelo grupo Royal Mansion Maid Café.


O surgimento dos Maid e Butler Café também veio a influenciar dentro da indústria dos animes e mangás, aonde começaram a surgir obras relacionadas ao tema ou que com alguma cena envolvendo um personagem vestido e agindo como uma Maid ou um Butler.

Entre as obras mais famosas aqui no Ocidente temos Black Butler (Kuroshitsuji), aonde vemos a historia de Ciel Phantomhive. O jovem cabeça de uma nobre família atua diretamente com a rainha da Inglaterra em assuntos internos e possui um contrato com Sebastian Michaelis, que atua como seu mordomo e executa todos as ordem do jovem.

A obra da mangáka Yana Toboso é publicada no Japão pela revista Monthly GFantasy desde 2006 e já recebeu uma adaptação em anime em 2008 e uma segunda temporada em 2010. Em 2014 a serie ganhou continuação com os Ovas Black Butler: Book of Circus, com os filmes Black Butler: Book of Murder e recentemente fio lançado no Japão o filme Black Butler: Book of the Atlantic, que adapta o arco Gōka Kyakusen” (Luxury Liner). A editora Panini realizada a publicação do mangá da serie aqui no Brasil.

Outra obra famosa com a temática Maid é o mangá Kaichō wa Maid-sama! de Hiro Fujiwara. A comedia romântica publicada pela revista Hana to Yume mostra a historia da estudante Misaki Ayuzawa. A garota é presidente do conselho estudantil da Colégio Seika e possui a reputação de durona, porem ela tem que trabalhar (de forma quase secreta) em um Maid Café para ajudar sua família. Mas o segredo de Misaki acaba sendo descoberto pelo popular Takumi Usui, que vira um cliente regular do café aonde Misaki trabalha.

A serie chegou a ser publicada aqui no Brasil também para editora Panini.


Patreon de O Vértice