Primeiras impressões do anime Pokémon Sun & Moon


Na ultima semana os fãs da franquia Pokémon tiveram o lançamento dos games Pokémon Sun e Pokémon Moon e, como  é tradição na franquiatambém tivemos a estreia do anime baseado nos novos jogos. O anime Pokémon Sun & Moon estreio na TV japonesa com um novo estilo de animação, mas mantendo a essência dos games desenvolvidos pela Game Freak e distribuído pela Nintendo para o portátil Nintendo 3DS 

A nova serie animada da franquia mostra o personagem Ash (Satoshi na versão japonesana região de Alola após o Mr. Mime dsua mãe ganhar uma viagem para a região. Antes de viajar,  Ash recebe do professor Carvalho (Oak no versão original) a missão de levar um ovo Pokémon para seu primo, que mora na região. 

Quem acompanha os animes/games da franquia a muitos anos sabe que até a geração anterior a serie seguia o plot de capturar e treinar os monstrinhos de bolso para varias aventuras, batalhas nos ginásios, chegar até a Liga e vencer a Elite Four. Desta vez os games Sun e Moon segue um modelo diferente e o jogador deve fazer desafios nas quatro ilhas da região de Alola. 

Como sempre o anime da franquia serve como uma extensão e uma propaganda direta do game e no anime Pokémon Sun e Moon isso não é diferente. 

Nos primeiros dois episódios exibidos na TV japonesa vemos uma pouco da dinâmica de Ash com os alunos da escola Pokémon e também descobrimos o por que de existir Pokémons da primeira geração com uma forma diferente a que conhecemos. Outra coisa interessante nestes episódios é a revelação dos Z-Movies. Segundo o que foi revelado para o game, os Z-Movies são golpes especiais que o Pokémon consegue realizar após fazer movimentos sincronizados com seu treinador. 

No anime é revelado que Ash pode realizar o Z-Movie, porem o personagem deve passar pelos desafios impostos pelos principais Pokémon das quatro ilhas de Alola para ter acesso completo ao poder desta técnica e ainda estar em total sincronia com seu (eterno) Pikachu. 

Quando foi revelada os primeiras imagens e trailers promocionais de Pokémon Sun & Moon houve uma grande polêmica entre os fãs da serie devido a mudança no estilo de animação do anime. 

Para estes primeiros episódios a animação foi bastante satisfatóriasem contar que da a entender que a serie pode se focar nos desafios que Ash e Pikachu terão de enfrentar e as batalhas diretas entre Pokémon podem ser algo secundário na trama da serie, o que não necessitaria de uma animação tão trabalhada como foi com Pokémon X,Y & Z. 

Outro fator positivo da serie foram os itens cômicos, que vão deste acontecimentos envolvendo a curiosidade de Ash a uma personagem que possui um grande conhecimento mas não consegue tocar em Pokémon. Como o anime é muito mais voltado ao publico infantil também temos um personagem que faz caretas de algum Pokémon de Alola para ilustrar o que esta dizendo. 

Ao todo, o anime Pokémon Sun & Moon consegue manter a essência do novo game da franquia, adicionar um pouco de humor e expandir um pouco mais o universo do game. A mudança no estilo de animação da serie consegue renovar o anime novamente e ao mesmo tempo remeter um pouco a desenhos como Hora de Aventura. Lembrando que o anime é voltado para o publico infantil e o publico que espera ver batalhas épicas nesta nova serie pode se decepcionar um pouco.
Patreon de O Vértice