Conheça um outro lado dos Youkais em Natsume Yuujinchou


Criado por Yuki Midorikawa e publicada pela revista LaLa DX deste outubro de 2005, o anime/mangá Natsume Yuujinchou é aquele tipo de obra que, mesmo sendo destinada para o publico da demografia Shoujo (voltado para meninas jovens), possui em seu conjunto uma historia que pode atrair a todos os nichos que gostam de acompanhar uma boa historia de youkais.
A obra mostra a historia de Takashi Natsume, um jovem que possui a habilidade de ver youkais e isso trás muitos incômodos para ele. Após ter contato com um gato da sorte chamado Madara, Natsume descobre que sua avó (Reiko Natsume) possuía um livro com o nome de diversos youkais e que este objeto é muito importante entre os seres do outro mundo.
Decidido a devolver os nomes para os seus devidos donos, Natsume ira se envolver em aventuras e conhecer seres que irão mudar a sua percepção sobre os poderes que possui.
Embora a obra criada por Yuki Midorikawa seja publicada atualmente em uma revista voltada ao publico Shoujo, a serie possui em sua historia diversos artifícios (como comédia e ação) que fazem com que a obra possa ser apreciada também por fãs dos outros nichos.
Mesmo que em muitos animes/mangás os youkais sejam mostrados como monstros que assombram ou atacam as pessoas (como fantasmas/demônios aqui no Ocidente), em Natsume Yuujinchou somos apresentados a personagens youkais que possuem um tipo de humanidade dúbia e que podem tomar atitudes por interesses próprios, seja fazendo algo bom ou ruim.
Durante a historia também vemos o desenvolver de Natsume perante diversos acontecimentos, envolvendo tanto youkais como humanos, e do que ele aprende com os sentimentos e qualidades que os seres sobrenaturais podem passar. Também temos vários vislumbres do passado da avó do protagonista e dos motivos dela ter um livro com o nome de diversos youkais.
A serie possui uma gama de personagens secundários únicos em personalidade ou com uma áurea que chama a atenção para si próprio mesmo quando ele não é o foco da cena. Durante a historia temos alguns personagens que aparecem apenas uma única vez, mas isso pode ser o suficiente para que ele deixe algum tipo de lição para Natsume e também para o publico. 

Sobre a animação, é notável que o estúdio Brain’s Base (Durarara!!) possui um grande cuidado aos detalhes no desenho do humanos e dos youkais, tanto em cenas agitadas como nas mais paradas. Existe também uma beleza na animação em diversos momentos da serie.
Outro ponto a favor da serie é a sua trilha sonora, que possui muitas musicas que seguem um ritmo calmo e temas que sempre irão fazer você se lembrar do anime apenas ao ouvi-lo.
Mesmo pouco conhecido do publico, Natsume Yuujinchou é uma grande recomendação para você que deseja um anime com uma boa historia, boa animação, personagens marcantes e grandes lições. A serie possui quatro temporadas (com 12 episódios cada) e atualmente está sendo exibida a quinta temporada do anime no Japão, intitulado Natsume Yuujinchou Go e com animação do estúdio Shuka (91 Days).
Patreon de O Vértice