Primeiras impressões de Digimon Universe: Appli Monsters


Atualmente a franquia Digimon possui duas vertentes voltadas a dois públicos diferentes. Primeiramente temos o retorno da fase clássica dos monstrinhos digitais em Digimon Adventure Tri, aonde temos um plot voltado para o publico adolescente/adulto e com uma historia mais dramática. Já por outro lado temos a estreia recente do anime Digimon Universe: Appli Monsters, que é voltado para crianças/adolescentes e com monstrinhos digitais que usam de artifícios tecnológicos mais atuais do que seu antecessor.

A nova serie, animada pela Toei Animation em parceria com a Bandai Namco, se passa em um futuro que (podemos dizer que) se assemelha bastante com o mundo atual. Neste futuro as pessoas estão sempre conectadas através dos smartphone, porem dentro da rede existem serem digitais conhecidos como App Monsters (ou AppMon) que são a personificação de aplicativos usados normalmente no nosso dia a dia. Estes seres estão sendo infectados por um vírus, criado por um ser que esta no fundo da rede, e uma vez que a versão personificada de um aplicativo é infectado ele começa a criar confusões nos celulares de todos no mundo real.
O protagonista Haru Shinkai e seu parceiro digimon Gacchimon

Os primeiros episódios de Digimon Universe: Appli Monsters mostraram que a Toei pode seguir um padrão parecido com as serie anteriores (o vilão da semana aparece, vence o protagonista na primeira metade do episodio, protagonista acha ponto fraco no inimigo ou acha um power up e vence o vilão), com exceção de episódios chave que servirão para dar um avanço grande na historia.

A serie possui uma animação mediana e o desenho dos personagens são caricatos e infantis, o ponto realmente negativo desta animação é o uso inadequado de CG e excesso de frases de efeito para as transformações. Já sua historia ainda não mostrou para que veio e se for seguido o padrão Toei (que é muito usado nos Super Sentais produzidos por ela) o plot principal só ira aparecer mais para frente (mas é possível identificar uma pequena critica ao uso excessivo de aplicativos de celular para tudo).

Ao todo o anime de Digimon Universe: Appli Monsters parece que será mais voltado para promover o game de mesmo nome produzido pela Bandai Namco, porem a serie animada serve para entreter crianças/adolescentes, ou adultos que queiram ver algo sem nenhuma pretensão.
Patreon de O Vértice