Projeto Scorpio, VR, Xbox One S, novidades da live e tudo que a Microsoft anunciou na #E32016


A Microsoft acabou de terminar a sua apresentação na E3 2016 e além dos muitos trailers que nós publicaremos em posts separados aqui, o estúdio apresentou dezenas de novidades que nós podemos começar falando sobre a possibilidade de crossplataforma.

Em uma apresentação de Minecraft, o estúdio mostrou além de algumas novidades do jogo, como skins, inimigos e NPCs programáveis, três pessoas jogando o game em três plataforma diferentes, um no Xbox One, um no PC usando o Oculus Rift e um... pasmem, no iPad! Além disso praticamente todos os jogos exclusivos anunciados foram anunciados como crossplataforma entre o console da empresa e PC e onde você só precisa comprar o jogo em um dos dois, para possuí-lo em ambos.

A live também está com novidades, dentre elas o Clubs on Xbox Live, uma espécie de grupos de jogadores que você pode criar para se comunicar com jogadores com gostos semelhantes aos seus. Looking for Group é outra função que permite você se conectar mais facilmente com pessoas que estejam jogando o que você quer jogar.

Mas talvez o mais interessante seja o Arena on Xbox Live, que permite a organização oficial de campeonatos dentro da plataforma de alguns jogos usando as gamertags para criar chaves e grupos.

A Microsoft também anunciou o Xbox One S, uma versão slim e branca do console, muito mais bonita e que será lançada em configurações semelhantes ao console atual a partir de 299 dólares, no Brasil ainda não sabemos qual será o preço. As versões com mais terá bits de armazenamento serão mais caras, chegando até 399 dólares na versão com 2 TB. O lançamento será em agosto desse ano.



A Microsoft também anunciou que você vai poder desenhar e comprar os seus próprios controles personalizados a partir de agora usando o Xbox Design Lab, dentro do site Xbox.com, ainda que o site não tenha ido ao ar. Os controles são redesenhados da versão slim do console, mas visualmente podem ser completamente modificados, incluindo textos que podem ser incluídos no centro do controle.

Os controles custarão a partir de 79 dólares, podendo ficar mais caros dependendo da customização que você escolha.



O mais importante de tudo, porém, foi o final da apresentação, que mostrou o chamado Project Scorpio, nome oficial do já especulado Xbox Scorpio. Um novo console extremamente mais poderoso que o Xbox One atual, mas ao mesmo tempo totalmente compatível com ele. Phil Spencer apresentou com bastante pompa o novo aparelho prometendo que ele vai rodar VR, provavelmente através da parceria com o Oculus Rift, como especulamos em alguns posts antes e que ele rodará jogos em 4K.

O console Project Scorpio terá 6 teraflops de capacidade computacional e resolução 4K verdadeira, além de 8 núcleos de CPU e banda de memória de 320 GB. A Microsoft promete ser o mais poderoso console já produzido.

O lançamento desse novo console será no final de 2017, mas os produtores já estão trabalhando deles hoje, incluindo aí a Bethesda, que aparece rapidamente no vídeo falando sobre Fallout 4 rodando em VR.
Patreon de O Vértice