Conheça a WESA, organização que promete mudar o mundo dos e-Sports


Um dos problemas do mundo dos e-Sports sempre foi a desorganização com que tudo acontece nele, sintoma de algo que é muito novo e imaturo, você tem milhões de campeonatos de todos os jogos que acontecem de forma independente aos produtores dos jogos, jogadores que são obrigados a jogarem em dezenas de jogos em campeonatos que as vezes eles nem sabem o nome e uma total bagunça para o público que não sabe sequer o que acompanhar.

Jogadores já tentaram se unir antes, fazer certas exigências, mas nada nunca funcionou... até agora. A ESL, uma grande associação de esportes (sem hífen) anunciou a WESA, ou World e-Sports Association.

A WESA é a organização que deve organizar... TUDO. Dentre os trabalhos dessa associação está o gerenciamento de um fundo monetário para os times, organizar limites para campeonatos e jogadores através de regulamentações e de padronização, tudo sob a liderança de um conselho de jogadores profissionais eleitos por jogadores profissionais. Isso é basicamente o que todo esporte real tem, algo como a FIFA ou a CBF só que esperamos que menos corrupto.


Falando apenas em League of Legends, os jogadores do game da Riot já tem uma espécie de organização do tipo própria e que traz uma estabilidade enorme que permite que investidores injetem quantias de 100 milhões de dólares para cima para criar campeonatos, patrocinando prêmios e equipes, mas a WESA deve organizar jogadores e times sem exclusão sobre qual jogo eles jogam, seja LOL, Smite, CS:GO ou novos games como Overwatch que devem entrar para a grande cena dos e-Sports profissionais até o final desse mês.

Isso certamente deve acabar com os 100 campeonatos que você pode acompanhar no Twitch.tv seja lá em que momento do dia você liga-lo, você provavelmente terá que esperar a semana certa e o momento certo para assistir um jogo do seu e-Sport favorito, mas ao menos você saberá que será algo de qualidade e com os jogadores dando o melhor de si.

PS: Eu acho que com a WESA, agora nós finalmente temos uma grafia oficial da palavra e-Sports e não é assim como eu acabei de escrever. Mas vamos nos acostumar a nova grafia, embora soe esquisita aqui no Brasil.
Patreon de O Vértice