Troy Denning - Star Wars: Provação | Crítica

 

A editora Aleph continua a epopeia de lançar 20 livros de Star Wars em 2 anos, e a bola da vez é Provação. Esta obra, escrita por Troy Denning, acompanha o trio Han, Luke e Leia 40 anos após o final da saga cinematográfica. São quase 400 páginas de uma aventura um tanto quanto diferente do tradicional.

Ao invés de vilões megalomaníacos que desejam comandar o universo, Provação apresenta dois irmãos da raça Columi, indivíduos minúsculos que precisam de corpo robótico - energicorpo - para se movimentar.

star-wars-provacaoaleph-213066600

Com exceção de apresentar um tipo de vilão totalmente diferente do que estamos acostumados a ver e ler nas histórias de Star Wars, Provação é mais uma aventura típica, com sabres, reviravoltas e muitos diálogos e revelações interessante sobre a família Skywalker. Por se passar 40 anos após os filmes, parte das aventuras de Han, Luke e Leia são contadas na trilogia Thrawn, que ainda está sendo publicada no Brasil. Provação mostra acontecimentos após esta trilogia.

Portanto, se você deseja ler cronologicamente, espere até a trilogia de Timothy Zahn, expoente maior do universo expandido, ser totalmente publicada no Brasil e parta para Provação. Se você não vê problemas, pode ler sem problema pois a diversão é garantida. A editora Aleph continua com o típico esmero na edição, com várias páginas pretas mostrando as estrelas e naves, usando-as a cada novo capítulo. O marca páginas em forma de sabre de luz também é genial.

Provação é mais uma obra imperdível para fãs por abordar o trio clássico deste universo, além de possuir todos os elementos de uma boa aventura galáxia afora.

Confira a sinopse de Provação, da editora Aleph:

UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.
Patreon de O Vértice