Crítica | Jane the Virgin 1x21 - Chapter Twenty-One

Os motivos tão variados pelos quais eu amo a série pareceram estar ainda mais claros nesse episódio. Não acredito que este tenha sido o melhor episódio da temporada, mas possui algo diferente que dá uma perspectiva mais realista, tanto sobre a Jane quanto sobre seus relacionamentos com Michael e Rafael. Agora, posso ver claramente que shippar a Jane com algum dos dois não é sobre a química entre os atores, mas sobre a forma com a qual você se identifica.


O relacionamento da protagonista com Michael é bem realista. As conversas sobre o cotidiano e o fato de se esquecer do tempo enquanto conversa com a pessoa são algo tão comum que talvez a maioria se identifique. Até nos momentos em que Michael erra, vemos algo que exala sentimentos, com a situação sendo mostrada de forma bem realista. Do outro lado, temos Rafael e seu relacionamento com Jane, que sempre está extremamente lindo, romântico e de derreter o coração... ou uma loucura de desespero nível fundo do poço, o que causa um drama bem contrastante. Isso pode vir a se tornar algo bem difícil para os roteiristas, já que o público é muito dividido entre os dois casais.


Ainda há algo na Jane muito “super-heroína” que não me agrada. Ninguém é perfeito, e a série parecer ter dificuldade de mostrar os defeitos dela. Até agora, seu maior “tropeço” foi querer a custódia total do bebê, o que não é um absurdo, considerando todo o histórico do Marbella.


Já a relação balançada de Xo e Rogelio trouxe dessa vez um ar menos cômico e mais doce, o que foi ótimo, especialmente ao mostrar que atrás de um grande ego há um coração mole. Agora, ele parece estar um pouco menos teimoso ao receber uma grande prova de amizade de Xo e o timing foi perfeito para não tornar cansativo o processo de separação deles.


Enfim, esse episódio veio para bagunçar a cabeça dos que esperam que Jane se decida por alguém e veio esclarecer que Petra é realmente uma vilã bem manipuladora, e não alguém de coração partido. O que será que Rafael fará em relação a Petra? Espero que seja algo que corresponda às nossas expectativas ou ainda melhor. Ah, e claro, espero que o nascimento do bebê chegue trazendo muitas tramas boas para a série, com uma season finale emocionante.

Patreon de O Vértice