Crítica | Agents of S.H.I.E.L.D. 2x20 - Scars

O sacrifício final.


Com mais um episódio bombástico, Agents of S.H.I.E.L.D. caminha rumo ao final de temporada com uma ótima notícia: a série foi renovada para a 3ª temporada! Ou seja, vocês terão que me aguentar mais um pouco... Antes de mais nada, quero dizer que, se você acompanhou esse episódio sem ter assistido ao filme Vingadores 2: Era de Ultron, quero lhe informar que, infelizmente, você perdeu a experiência completa de entender a história do filme. Já explico o porquê.


[SPOILERS ALERT]


No filme vimos que, não fosse pelo porta aviões da S.H.I.E.L.D., a "cidade flutuante" teria caído na Terra e, com isso, milhares de pessoas teriam morrido. Porém, não foi explicado como a Agência possuía o porta aviões. De onde ele veio? Como o Fury conseguiu pegar emprestado tão rapidamente? Com a ajuda da série, vimos que quem possuía o porta aviões era Coulson, e que ele decidiu não contar para ninguém, nem mesmo para Gonzales, e isso foi o grande trunfo em suas mãos, pois com isso Gonzales decidiu finalmente unificar a S.H.I.E.L.D..


Pena que quando tudo parecia ir bem tivemos a invasão de Gordon e Raina e, com isso, tivemos o verdadeiro plot do episódio. Eu já estava começando a achar que o embate entre os humanos e os Inumanos estava demorando. Mas acabei me enganando completamente sobre essa trama, pois acreditava que o ataque começaria com alguma iniciativa por parte dos humanos. Sempre que eu assisto a algum episódio que tenha uma luta entre "o bem e o mal", procuro analisar friamente os dois lados. E, embora eu não concorde com ele, compreendi o motivo do plano traiçoeiro da Jiaying. No fim das contas, a única coisa que importa para ela é proteger o seu povo, não importa a que custo.


Apesar de Gonzales ter ido fazer um trato com os Inumanos, ele é um membro da S.H.I.E.L.D., e da parte burocrática ainda por cima. A parte que claramente fará com que todos os mutantes, Inumanos, pessoas com poderes e heróis sejam submetidos à Lei de Registro de Super-Humanos, que acabará causando a Guerra Civil... Eu só achei uma pena que ele tenha sido petrificado, pois estava começando a gostar do velhinho de bigode. Fiquei com medo da frieza de Jiaying. Dar dois tiros em si própria apenas para dar mais veracidade ao ocorrido é coisa de psicopata.


Enquanto isso ocorre tivemos um embate interno entre alguns membros. Melinda e Coulson não conseguiam mais confiar um no outro. Ainda, tivemos uma cena muito triste (pelo menos para mim) em que Skye jogou na cara de May que ela matou a garotinha Inumana sem ao menos tentar salva-lá antes... Pensei: "gente, qual é a necessidade disso?". E também vimos o rancor que Mac ainda possui pelo fato de Coulson se tornar o diretor da S.H.I.E.L.D.. Para mim, na verdade, isso não passa de um "mimimi", pois se até o Gonzales e a Bobbi conseguiram aceitar, por que ele tem que ser diferente?


Por falar em Bobbi, eu juro que não estava esperando que ela caísse na armadilha da Agente 33 (se bem que eu também cai, mas foi culpa do jogo de câmeras utilizado). Confesso que quando Ward atirou nela meu coração parou por uns 3 segundos, pois pensei que na arma tinham balas de verdade, e não paralisador. E posso confessar para vocês? O Ward já me cansou um pouco... O plot já está ficando repetitivo. Creio que já está na hora de ou darem uma história bem mais profunda para o rapaz ou descarem-no de vez.


Agora, me digam: está na hora de escolher um lado, para quem vocês estão torcendo? Para a S.H.I.E.L.D.? Para os Inumanos? Ou vocês irão dar uma de Skye e tentar ficar dos dois lados? Comentem!

Patreon de O Vértice