Crítica | Shameless 5x12 – Love Songs (in the Key of Gallagher) [Season Finale]


 “Porque eu sei que não é amor.”



Oxe, já acabou? Tem mais um episódio, né? Pera aí, minha gente. Eu nem pude aproveitar e já acaba assim, sem mais nem menos?!


Shameless exibiu a sua season finale e, para mim, foi como se tivesse sido um episódio regular, desses que só servem pra gente dar uma risadinha aqui e ali. Eu não sei a opinião de vocês, mas eu esperava mais. “Love Songs” nos prometeu algo que não pôde cumprir. Analisemos...


Frank: De alcoólatra para romântico apaixonado. Frank passou quase metade da temporada tentando achar um jeito de voltar a beber, sem que necessariamente tivesse que morrer. Ficou chapado, ficou doidão, perdeu a linha, mas não perdeu o bom humor. Dizer que seus plots foram inúteis é quase uma blasfêmia. Eu, particularmente, gostei dele nesta temporada e a adição da Bianca nos mostrou um lado que quase ninguém acreditava que existia nele: um lado romântico, capaz até de se preocupar com o próximo, capaz de suspirar, ter borboletas no estômago e todas aquelas coisas de gente apaixonada. Uma tímida evolução como ser humano que tenho quase certeza que acabou nesta season, afinal “Loving can hurt, loving can hurt sometimes”.


Debbie: velho, cadê a Debbie das duas primeiras temporadas? Alguém. Por. Fa. Vor. (quero toda dramaticidade ao ler essas palavras) diz pra mim (o que eu já sei?) que bosta que essa menina tem na cabeça para ser tão burra desse jeito. Cadê a menina esperta, que entendia as coisas, que sabia ser mais sensata do que a Fiona. Cadê?! Tudo bem que ela entrou em uma fase que tudo é mais aflorado e, assim, acaba-se por tomar algumas decisões precipitadamente... Mas não, vei! A única burrice que eu fazia na minha adolescência (acabei de sair dela, vale ressaltar) era escolher a letra errada em questão de prova. Então, eu fico estarrecida com tamanha estupidez dessa menina. E até ela viu que foi estupidez transar sem proteção e forçar uma gravidez (observem a reação dela no fim do episódio) que só vai ferrar com tudo. Agora, uma coisa tem que ser dita: melhor diálogo da vida foi o que ela teve com a Fiona. E já que citei seu nome...


Fiona: More, que indecisão é essa? Nunca vi uma personagem tão hot and cold como a Fiona... Ela continua achando que a solução para os seus problemas é estar com alguém tão fodido quanto ela. Não, miga. Não precisa desse pouco para ser feliz, você não precisa sentir atração por alguém igualmente lenhado na vida. GuZz, apesar de chato (e põe chato nisso), era possivelmente um bom par para ela. Ao contrário do Jimmy, que entrou sem mais nem menos, mostrou que é nocivo, que é a grande erva daninha da vida dela e foi embora, puft. E sobre a conversa das irmãs, a Fiona tem toda razão ao tentar proteger a little sister, e eu concordo com tudo que ela disse. A única ressalva é que ela não tem muita moral para falar de amar alguém. A bicha se apaixona a cada episódio... Desse jeito, nem tem como defendê-la!


Ian/Mickey: Ótima evolução de ambos os personagens. Sempre disse isso nas reviews, mas volto a dizer agora: gostei muito de tudo que foi apresentado por eles. A atuação, os plots... E foi bom que eles tenham terminado. Por mais que o motivo tenha sido meio tolo, estou ansiosa para ver como eles vão agir depois dessa.


E para os restantes, acredito que os produtores vão olhar com muito carinho os plots de vocês, porque olha... não deu para esperar quase 200 anos pela reconciliação do Kevin e da V, tampouco esperar pela morte dolorosa da Sammy. E espero por mais de Carl e Chucky (qual foi, cara? Só aquilo ali? Seriously?).


No geral, a season não foi ruim, mas também não foi excelente. Foi uma boa temporada, mas ninguém quer que Shameless seja só boa, né não?!


P.S.: Velho, toda vez que começa um episódio, tenho que verificar se tem alguém passando por trás. É cena de sexo TODA vez!


P.S.: Lip apanhando da menina e todos batendo palmas. HAHAHA


P.S.: Lip in love pela teacher. Who never? Eu never...


P.S.: Eu acho bom ter mais Carl e Chucky! Um episódio inteiro só deles!!!


P.S. Lacrador.: Vocês, ?! Obrigada por acompanharem os meus textos nesse ano mediano. Espero estar com vocês na próxima season. Bj e até lá! Valeu <3

Patreon de O Vértice