Crítica | Agents of S.H.I.E.L.D. 2x15 – One Door Closes

Já é season finale?


Quem diria que aquela série que, primeiro, todos estavam ansiosos para ver, mas, depois, foi abandonada por muitos chegaria no nível em que chegou nesta semana? Eu me considero um sortudo por ter aguentado firme os episódios do inicio da 1ª temporada... Desde que me tornei seriador, sempre critico pessoas que continuam seguindo séries que não possuem potencial algum (não irei citar nenhuma para não criar confusão). Parando para pensar, sempre largo séries sem pensar duas vezes. Mas me considero uma pessoa de sorte, pois sempre enxerguei potencial em Agents of S.H.I.E.L.D., e finalmente esse potencial foi alcançado, destruindo qualquer argumento dos haters.


Antes de continuar, já quero pedir desculpas aos fãs das HQs, mas este episódio merece comentários exclusivamente por méritos próprios. Claro que eu sei que adaptações sempre merecem comparações com a obra original, mas pensei por uns dois dias e decidi que esse episódio merece "cobertura exclusiva". Mas no próximo episódio voltarei firme e forte a escrever e explicar ligações e curiosidades com o universo Marvel na HQs.


Não sei se vocês se lembram, mas comentei no episódio passado que, de um certo modo, eu tinha compreendido os motivos que fizeram os membros da "real S.H.I.E.L.D." agirem do modo que estavam agindo. Ao assistir a este episódio, tirei toda eventual dúvida e, com certeza absoluta, continuo defendendo a visão que tive antes. Antes de me chamarem de "do contra" ou de hater, vou mostrar que tenho bons argumentos: Bobbi, Mack e Xena Hartley foram membros exemplares da equipe até o momento que a H.I.D.R.A. tomou conta de tudo, todos eles sempre foram bons soldados e procuraram um jeito de manter a S.H.I.E.L.D. viva. Quando ouviram que Coulson estava revitalizando a agência, os três decidiram fazer parte da equipe. Contudo, com os acontecimentos da season premiere, que resultaram na morte de Hartley, era mais que compreensível algo como a investigação contra Coulson. Assim como disse na semana passada, repito: não quero ser do contra, mas, infelizmente, estou a favor da "real S.H.I.E.L.D.".


E se tem alguém que eu realmente apoio é a Bobbi. Consegui enxergar nela uma pessoa justa, não a considero uma traidora. Ela está defendendo o que acha ser certo. Durante todo o episódio, percebi que ela não queria machucar May e Coulson e também não quis ferir ou matar Skye, mesmo que isso tenha resultado em uma quase tragédia. Percebo que Bobbi está apenas lutando por seus ideais. Ela não é uma traidora, apenas vai até o fim pela causa em que acredita.


Por falar em Skye, parece que a cabana que outrora abrigou Nicky Fury e, até mesmo, o Hulk está dando resultados... Vamos ser sinceros? Num local onde não se tem nada para fazer, nada melhor do que tentar controlar os seus poderes. E Skye também é uma mulher muito corajosa. Acho que se alguém sem olhos batesse em minha porta no meio da noite eu não a chamaria para tomar um café... Eu até pensei que Gordon iria sequestrá-la a pedido de seu pai, mas acho que o Inumano conseguiu ser mais eficiente mostrando que ela pode confiar em sua palavra. No final, vimos Skye indo por livre e espontânea vontade com ele.


Sempre achei que Simmons, após os acontecimentos da temporada passada, tinha mudado. Mas este episódio deixou claro o quão eficiente a moça realmente está. Eu não esperava em momento algum que ela soubesse da "traição" de Bobbi na cena em que elas se encontraram. Foi muito legal ver que toda a conversa das duas não passava de um plano da Simmons para apagar e prender a Bobbi, o que permitiu que se recuperasse a caixa secreta do Fury. Aliás, vale lembrar que essa caixa é feita do mesmo material com o qual foi construído o escudo do Capitão América. Não será nada fácil abri-la...


Que a trama de Agents of S.H.I.E.L.D. evoluiu muito, todos já sabem. Mas, agora, quero comentar sobre outro ponto que melhorou na série: as cenas de luta. Se antes eu reclamava que os episódios estavam meio monótonos, dessa vez não posso reclamar de nada. Nesta semana, tivemos o embate entre May e Bobbi, que por si só já valia por todo o episódio. Além disso, vimos muita ação nos flashbacks, que foram de tirar o fôlego. Para completar, no final do episódio, tivemos a cena com a Skye derrubando um soldado e várias árvores (Greenpeace, cadê vocês?) ao usar os seus poderes.


E como já é de costume, fiquem com a promo do próximo episódio... Ao que parece, veremos Fitz e Simmons com a nova equipe. Será que tudo faz parte de um plano ou eles realmente mudaram de lado?


https://www.youtube.com/watch?v=3B8djD8kdEI
Patreon de O Vértice