Crítica | House of Cards 3x03 – Chapter 29

Se lidar com um Frank Underwood já é complicado, imagine lidar com dois?


Com a frase a cima, não me refiro a parentes, mas sim a outro presidente tão difícil quanto, além de ter um ego e popularidade tão frios quanto sua nacionalidade. O terceiro episódio desta temporada começa com a chegar do presidente russo, Viktor Petrov, que veio convidado à Casa Branca por Frank para finalizar negociações sobre o exército americano.


A um primeiro momento Viktor não se mostra interessado nas propostas anteriormente discutidas por telefone entre embaixadores, fazendo Frank suspirar e aceitar que terá que bajulá-lo para que Viktor coloque sua contraproposta na mesa. Para acompanhar esta ilustre presença, a população americana e russa vai às ruas de Washington para protestar contra Petrov, já que em sua terra natal este governa com mão de ferro, mas ignora e discrimina sua população homossexual.


Em contrapartida, Claire Underwood, por intervenção de seu marido, conseguiu virar embaixadora das Nações Unidas. Seu trabalho começa assistindo a uma conversa com embaixadores russos – que já acontecia há meses – junto com Cathy (secretária das Nações Unidas). A conversa se dá sobre a tentativa de inserir o exercito americano no Vale do Jordão, motivo pelo qual Viktor Petrov se encontra nos Estados Unidos e que diz não se interessar. O problema de Claire é ser vista apenas como Primeira Dama, não como nova embaixadora, criando assim resistência na reunião.


Para homenagear e amansar seu convidado de honra, Frank oferece um majestoso jantar com convidados políticos de honra, além de três lideres da revolução que estavam lá para apoiar Petrov – revolução que acontece aos pés da Casa Branca. Claramente o tiro sai pela culatra e os líderes aproveitam a oportunidade para humilhar seu representante durante o jantar. Petrov, que imagina que tenha dedo de Frank por trás disto (e óbvio que tem), aproveita o feito para beijar Claire inesperadamente em frente de todos, irritando Frank imensamente. Ao final do jogo de provocações, Petrov finalmente joga suas cartas na mesa e arrisca tudo com Frank.

Patreon de O Vértice