The Americans 3x01 – EST Men [Season Premiere]


Que se dane a CIA!



Essa frase poderia ter sido dita por qualquer um da Rezidentura, mas sua autora é Charlotte, uma agente ressentida da CIA que ofereceu a Elizabeth uma lista que provavelmente voltará a ser mencionada no decorrer da temporada.


Tal encontro inaugurou a première. Mais uma vez, vimos Liz com uma de suas perucas (e ela não repete!) numa missão aparentemente simples, mas que quase terminou mal para a russa, não fosse o seu spyder sense avisando que aquilo tinha se convertido numa armadilha de Charlotte e seus colegas de CIA. Imagino que Charlotte tenha ligado para o agente Gaad, chefe do Stan, tanto que justamente ele foi capturar Elizabeth (pobre Gaad, rs).


Então, tivemos a única sequência de ação do episódio. Como sempre acontece nesse tipo de cena, acompanhamos uma pancadaria geral e a espiã escapou por pouco. Só que, nessa confusão, ela perdeu a lista. Além disso, ela ficou cara a cara com Gaad, e ele agora tem como reconhecê-la. Prevejo que isso dará muita dor de cabeça para os Jennings, já que agora Stan e seu chefe desconfiam que seja a mesma mulher que eles estão caçando desde a primeira temporada. Só um adendo: impressionante como Elizabeth pensa em tudo, desta vez ela estava com uma providencial jaqueta dupla face, haja prudência!


Mas nem tudo está sob controle no lar dos Jennings. Paige continua frequentando a igreja, agora ao lado da mãe. Vimos o pastor de Paige, com aquela cara de bom moço que intriga os espectadores. Não será surpresa se ele for exatamente o que parece: um pacifista romântico que inspira Paige a segui-lo.


Vejo muitos torcendo para a série mostrar Paige tornando-se uma espiã. Mas e se ela não topar? The Americans é sobre uma guerra e, como em todas as guerras, há sacrificados, como os do casal Jennings, de Stan, de Nina, de Annelise... E se Paige não aceitar sacrificar seu ideal de pacifista por uma vida dupla e perigosa? Como ficaria a KGB? Gabriel deixou claro que eles querem a menina. E quanto a Elizabeth, que parece aceitar o plano traçado para a filha? Ela jogará a garota na piscina de novo?


Falando sobre Annelise, o destino trágico dela lembra o que aconteceu com Lúcia, aquela nicaraguense, espiã novata da temporada passada, lembram? Ambas morreram porque, diferente de Phil e Liz, não souberam reprimir seus sentimentos para concluir suas missões. Se Elizabeth, numa cena chocante, assistiu de forma impassível Lúcia sendo morta por Larrick, Phil encontrou na morte de Annelise uma oportunidade de barganhar com o assassino dela. Nem todos podem ser como Phillip ou Elizabeth Jennings.


P.S.1: Não é só eu que quero Nina de volta, Oleg também! Acho que ele está apaixonado por ela.


P.S.2: Stan e Marta apareceram pouco, mas justo numa cena que prenuncia algo mais adiante. A ver.


E você, o que achou dessa première? Correspondeu às suas expectativas? Comente conosco!

Patreon de O Vértice