Doctor Who | Russell T. Davies e Steven Moffat entram numa discussão hilária sobre o canon da série

O que é melhor para deixar toda uma comunidade de fãs de uma série agitada do que uma discussão acalorada e divertida dos dois últimos showrunners dela? Pois é, foi isso que aconteceu nas últimas edições da revista Doctor Who Magazine, mais especificamente na sessão de perguntas e respostas que os fãs têm com a equipe interna da série.


Numa edição anterior da revista, um fã perguntou o seguinte: “O quão válido é o casamento do Doutor com Elizabeth I, com Marilyn Monroe e com River Song? Tecnicamente todas estão mortas então ele é um viúvo, mas ele pode facilmente voltar no tempo para quando elas ainda estão vivas. Então ele é bígamo?”


Na resposta, Steven Moffat explicou particularidades de cada casamento do Doutor, entre essas particularidades ele disse que como é visto no Especial de 50 anos da série: “The Day of The Doctor”, o 10° Doutor e a Rainha Elizabeth I não consumaram o casamento, portanto o casamento deles não é valido.


Foi aí que começou a “confusão”, já que na edição de fevereiro que saiu agora, o “Fã” que mandou uma pergunta foi ninguém menos que Russel T. Davies, showrunner da série da 1° a 4° temporada, que discorda sobre o que Moffat (showrunner da 5° temporada em diante) disse.


[quote cite="Russel T. Davies"]Eu amei sua lista de esposas do Doutor na DWM 482. Você imaginou a gente tendo essa conversa 10 anos atrás? Mas... pera aí? O Casamento da Rainha Elizabeth Primeira não foi consumado? Mas, mas, mas... no The End of Time parte 1 (último episódio escrito por Davies), o 10° Doutor chega na Ood-Sphere para cumprimentar seu velho amigo Ood Sigma e diz ‘Me casei. Aquilo foi um erro e deixe-me dizer, o apelido dela (a virgem) não é mais válido’. Então o que isso significa, chefe? O que isso pode significar?? Steven, o que isso SIGNIFICA??? Obrigado.[/quote]


Agora vem a melhor parte da discussão, com uma resposta bem típica de Moffat, que sabe contornar até os piores erros de continuidade que ele mesmo acaba criando.


[quote cite="Steven Moffat"]


Oh, pelo amor de Deus, PRESTE ATENÇÃO. Você amoleceu depois que foi para Manchester. Provavelmente ficou preguiçoso por nunca ter escrito um episódio pra mim, mesmo que eu tenha escrito seis pra você. Sim, SEIS. Na verdade, não, SETE. Time Crash conta também e ele foi um episódio para caridade. Mas não tem problema, não, eu vou apenas escrever por aí e negligenciar meus filhos, que está tudo certo! Ok, os fatos. Eu disse que o casamento não foi consumado e não foi. Você viu no The Day of the Doctor, ele correu para Tardis imediatamente após a cerimônia. Porque nós colocaríamos isso na TV se não fosse verdade? Mas eu nunca disse, nenhuma vez, nunca, que o relacionamento deles não foi consumado!


Sim, Russel! Eu fiz isso. Mesmo que você suspire e se segure em sua mobilia para não cair, eu estou escrevendo nas páginas da Doctor Who Magazine sobre sexo antes do casamento. Eu imagino que você jamais ouviu sobre tal safadeza profana, olhando para seu currículo, eu vejo que você escreve principalmente sobre Frutas e Vegetais para o Canal 4 hoje (Davies escreve uma série chamada Cucumber and Banana). Então você já pode dormir novamente. O que o Doutor falou em The End of Time, ah, e obrigado por esse título logo antes de eu assumir a série, e minha declaração não são contraditórias. É um fato! Aceite um fato. E volte atrás com vergonha de seu erro. Na verdade, escreva um episódio pra mim e nós nunca mais precisamos falar sobre isso.[/quote]


Apesar de algumas pessoas não entenderem o conceito de uma piada quando veem uma, a maioria dos fãs de Doctor Who se divertiu bastante com essa discussão entre os showrunner da série, difícil saber se ela aconteceu naturalmente ou se Moffat e Davies planejaram ela com antecedência, mas se for o caso de ter sido algo natural e espontâneo, é legal saber que Davies apesar de já ter dito que não pretende voltar a escrever para a série, não deixou de ler a Doctor Who Magazine e ainda está afiado com o que ele escreveu antes, mas quem sabe depois desse apelo de Moffat, não vemos aí um episódio assinado pelo criador de Rose Tyler, Jack Harkness, Donna Noble e do 10° Doutor?


E você, o que achou da discussão?
Patreon de O Vértice