Sleepy Hollow 2x13 – Pittura Infamante

Enquanto a série tenta achar um propósito para os personagens, depois de eles derrotarem Moloch, ganhamos alguns episódios agradáveis.


Sempre fico surpreso com a capacidade que Sleepy Hollow tem de se superar. Quer dizer, a série acabou de cumprir o seu propósito. Moloch foi detido e destruído. A ameaça de apocalipse – e, portanto, o papel das testemunhas – foi concluído. E mesmo tendo feito uma jogada arriscada com Órion no episódio passado, desta vez, a série fez um retorno bem melhor.


Não me entendam mal, a série com um propósito central foi excelente por uma temporada e meia. Achei muito ousado o fato de simplesmente exterminarem Moloch – o que só me faz pensar se esse foi realmente o fim dele –, e mais ousado ainda testar novas tramas diretamente com o público, porque é isso que a série está fazendo. Primeiro, o Anjo da Destruição; depois, essa dinâmica Katrina-Crane que vimos esta semana em Pittura Infamante – algo como “o retrato/pintura infame/difamadora”, meu italiano está razoavelmente enferrujado –, além de que flashbacks de Katrina (e não mais de Ichabod) levantaram várias questões. A série parece ter embarcado na dinâmica do “caso da semana”, e até isso a série consegue fazer bem.


Finalmente, Katrina está sendo inserida na nossa época, o que gera grandes dilemas. Mas, mesmo assim, ela, como o episódio nos lembra, “não consegue sair do século 18”. Ligar Abigail Adams e o Coven de Katrina na captura de um assassino foi algo fantasticamente feito. A dualidade entre as Abigails neste episódio também foi interessante.


É claro que o que está interessando a maioria das pessoas que chegou até esta parte do texto é o fato de que eu não mencionei o retorno de Irving até aqui. Sim, eu estou curioso para saber se esse retorno indica um possível retorno do Cavaleiro da Guerra. Também quero saber o que aconteceu com o Cavaleiro da Morte. Bom... finalmente, vimos um pouco de magia ser praticada por Katrina, então acredito que essas suposições e dúvidas terão que ficar para o próximo episódio. Falando nele, será que Irving, que foi inocentado, vai ser reintegrado à polícia? Será que este foi o último episódio com a inconveniente Reyes? Resta esperar para ver.

Patreon de O Vértice