O Retorno de Star Wars aos Quadrinhos

StarWars11


Sempre fui apaixonado por Star Wars, mas por consequência da sua vastidão, nunca pude me aventurar por completo no seu falecido Universo Expandido (agora Legends). Então, quando a Disney redefiniu em sua totalidade o significado de canon dentro da franquia, fui um dos muitos privilegiados. E agora tenho a oportunidade de falar sobre a primeira revista oficial da saga.


Star Wars 1: Skywalker Ataca (Star Wars: Skywalker Strikes) é a primeira edição da série publicada pela Marvel Comics, lançada em 14 de janeiro de 2015. A história, que prolonga-se por 48 páginas, decorre entre os eventos de Episódio IV: Uma Nova Esperança e Episódio V: O Império Contra-Ataca. Narra um ataque da Aliança Rebelde a uma fábrica de armas na lua Cymoon 1. É escrita por Jason Aaron (Thor, Motoqueiro Fantasma e Justiceiro MAX) e desenhada por John Cassaday (Surpreendentes X-Men e Planetary).


StarWARs


A primeira edição reproduz com maestria a atmosfera estilística da saga. Han, Leia, Luke, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO estão tão sólidos quanto as suas versões live action. Partindo dos diálogos - que são verossimeis ao ponto de você imagina-los sendo representados pelos seus icônicos atores - até as expressões faciais dos personagens, o que Aaron e Cassaday trazem é puro Star Wars. A arte de Cassaday possui alguns enquadramentos interessantes (como uma sequência de quadros fechados durante uma luta com sabre de luz), transcreve bem a aparência de Ford, Fisher e Hamill (com alguns deslizes aqui e ali, a maioria no retrato do jedi Skywalker) e expõe detalhes, cores e texturas que, embora não aspirem o fotorrealismo, são revigorantes (principalmente no que toca às naves).


Divertido, engraçado e bonito, Skywalker Ataca não é um quadrinho revolucionário, mas é a história que os fãs da saga querem, merecem e precisam. Em menos de 50 páginas, a Marvel conseguiu trazer mais o espírito de Star Wars do que Lucas e seus três (péssimos) prequels. Quando as páginas introdutórias - que seguem o modelo dos créditos iniciais dos filmes - invocam o tema de John Williams e você se recorda de que novos episódios de Star Wars Rebels estreiam dentro de alguns dias e de que esse ano teremos O Despertar da Força, você sabe que a Disney conseguiu.


Star Wars está de volta.


onyou

Patreon de O Vértice