MasterChef Junior 3x02 – Easy as Pie

O que um reality show de culinária faz com tanta comida produzida?


Essa é uma pergunta recorrente que passa pela minha cabeça ao assistir MasterChef. Imagino que a equipe de produção do programa seja muito bem servida durante as gravações... Mas essa pergunta fica mais inquieta quando o desperdício de comida é algo notável, como foi neste episódio. Não é a primeira vez que um episódio usa comida para uma simples brincadeira. Por mais que pareça divertido, eles poderiam brincar de outras formas que não desperdiçassem comida. O americano já tem fama de consumista e produtor de muito lixo, brincadeiras como essa só reforçam uma imagem ruim. Tenho certeza que eles poderiam fazer outros jogos que divertiriam as crianças e a audiência.


Não é minha intenção demonizar o show, até acredito que eles não fazem esse grande desperdício de comida frequentemente, só acho que devem existir outras formas de descontrair a competição. Um show de grande porte e reconhecimento como é o MasterChef deve ter a capacidade de ser mais criativo em suas provas, e não simplesmente tacar comida nos jurados.


Após essa prova controversa, não necessariamente polêmica, Jimmy (12) levou vantagem para o Teste de Eliminação. A possibilidade de escolher seu parceiro de prova e as duplas restantes foi uma boa vantagem, mas não era garantia de sucesso. Ao escolher as duplas, a sementinha da estratégia foi plantada e Andrew (11) já começou a se doer. Aliás, é feio ter uma estratégia numa competição de talentos? Eu acho feio. Tem que ganhar o mais talentoso e criativo, e não aquele que sabe puxar rasteira, avacalhar o emocional do concorrente, pareá-lo com alguém que ele não goste... Enfim, voltando ao Andrew... Após o resultado do Teste de Eliminação continuo não o vendo como forte de candidato. O roteiro do episódio viu, mas acho que não investirão nessa rivalidade com Jimmy.


Para o Teste de Eliminação eles deveriam montar as linguiças e criar um prato com elas. A diversidade de carnes surpreendeu pela presença da carne de canguru, e avestruz. Eu nunca comi nenhuma das duas, mas a curiosidade existe. A dupla de Jimmy ousou ao usar uma mistura de carne de canguru com carne de porco, e a ousadia os deixou em risco. Dos pratos apresentados apenas o de Jenna (12) e Mia (10) me interessou. E só me interessou por causa dos comentários dos chefes, pois do contrário iria comer com os olhos o prato de Andrew e Cory (9).


Quem deixou a competição nesse episódio foi Micah (9) e Alexis (8), duas fofas que vacilaram na ausência de tempero, na linguiça seca e nos legumes mal cozidos. Num reality show, os primeiros que se vão dificilmente deixam uma marca, e é nesse caso que Micah e Alexis se encaixam. Só tenho a desejar sucesso para as garotinhas.


P.S.: Menino Cory tem um comércio de Cookies chamado Mr. Cory’s Cookies, e o negócio aparenta estar indo muito bem.

Patreon de O Vértice