Family Guy 13x08 – Our Idiot Brian

Alguns minutos para uma moça que trabalhou com a Natalie Portman em Cisne Negro.


O SAT, sigla para Scholastic Aptitude Test, é um popular exame nos Estados Unidos aplicado a estudantes do ensino médio. Funciona parecido com o nosso ENEM. O exame serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas e, quanto maior a nota, melhores são suas chances de viver toda a loucura que os filmes de Hollywood pregam para o resto do mundo, digo, estudar e se tornar um(a) profissional melhor.


Em “Our Idiot Brian” tudo começou quando Meg se preocupou com o exame que estava por vir. Insegura com sua capacidade de realizá-lo com sucesso, ela decidiu trapacear colocando uma pessoa em seu lugar. Ao perceber que estava presenciando um plot que focava em Meg, fiquei incrédulo. Meg é quase invisível, sempre desvalorizada, ridicularizada, e assediada moralmente. Atitudes horríveis no mundo real, mas hilárias no universo politicamente incorreto de Family Guy. Não estava acreditando que eles dariam um episódio inteiro para a personagem, e isso não significa que não estava gostando da ideia. Só que toda essa introdução com ela não passou de uma grande piada. E aí sim fomos apresentados ao plot de quem realmente importa, e tem seu nome no título do episódio, o amigo de Stewie.


Depois de ter o ego inflamado por Meg, Brian decidiu fazer o teste em seu lugar. O cachorro metido a sabichão acabou pontuando menos da metade no exame e foi ridicularizado por sua família. Felizmente, o ainda não empiricamente estúpido Peter convidou Brian para mostrar que ser estúpido é divertido. E se eu não estiver errado, os eventos que se seguem ao som de Cotton Eye Joe fazem parte do estereótipo dos rednecks (caipiras) americanos. Se após esse momento eles não estavam satirizando o comportamento pouco inteligente, como dos caipiras, ou dos simples babacas héteros, brancos e baladeiros, eu não sei de quem eles estavam tirando sarro.


O twist ficou por conta da menstruarão nasal de Brian, que o levou ao hospital. O resultado da consulta foi um tumor, mas poderia Brian morrer novamente? Claro que não, deu errado na primeira vez e possivelmente daria errado na segunda. Brian é um membro notável de Family Guy, principalmente quando em parceria com Stewie. Seria possível que o comportamento de Brian tivesse ligação com seu cérebro afetado pelo tumor? Assim como o Dr. Hartman, acho que é uma possibilidade, rs. A única dúvida que fica é de qual seria a melhor forma de retirar o tumor. Seria melhor a nível molecular ou uma cirurgia comum?


Infelizmente, insetos estupradores são uma ameaça real. Assim, com a relutância de Brian a cirurgia, Stewie, indignado com o comportamento do amigo, tentou recuperar o “velho Brian” através de ópera, yoga e um jantar num restaurante chique, três atividades que são a cara do velho Brian. Nada funcionou, mas Stewie percebeu que, para lidar com um idiota, só propondo uma idiotice como ter dois pênis. O sermão de Brian ressaltando o egocentrismo de Stewie tomando decisões sobre sua vida foi ótimo. Ele quer o “velho Brian”, pois o “Brian idiota” não ia mais sair com ele, e sim com Peter. Ele iria perder seu buddy, e nós perderíamos novas aventuras.


Stewie e Brian funcionam muito bem juntos. É inevitável lembrar de “Brian e Stewie” (S08E17), no qual eles ficaram presos num cofre.


P.S.: Gargalhei alto com Peter e seu Double Trouble.

Patreon de O Vértice