Brooklyn Nine-Nine 2x13 – Payback

Mais espaço para Terry (finalmente!)...


Mais uma vez, vamos conversar um pouco sobre as traquinagens da turma de 99ª. Nesta semana, num episódio com uma proposta interessante, “Payback” chega até nós com Jake sendo “forçado” a acertar suas dívidas com o resto do esquadrão.


Acho que, para quem já acompanha meus textos, ficou claro que eu não estava tão satisfeito com o desempenho da série nos últimos episódios. E até mesmo aqui, onde a qualidade voltou a crescer, a série esbarra em alguns maus momentos.


O episódio começou muito bem. Finalmente, alguém disse a Boyle que a coisa de lavar o cabelo tem que parar de ser dita, Jake e seu Yahoo! Answers foi impagável e, é claro, Gina e seu capuz “time for Gina’s opinion” foi perfeito. A trama de Rosa e Marcus ainda não tinha servido bem como alívio cômico, e foi uma sacada excelente o fazer.


Já nas tramas não tão legais, a parceria anunciada vários episódios atrás entre Amy e Holt para resolver o erro que ela encontrou nos arquivos sobre o Brooklyn Broiler finalmente se concretizou. Holt resolveu o caso literalmente sem precisar da ajuda de Amy, e ela acabou por causar uma intoxicação alimentar nele, numa tentativa de se conectar com o parceiro.


A trama central do episódio – Terry ser pai novamente – foi bem trabalha por quase todo o tempo. Primeiro, Jake usando seus poderes de detetive para deduzir o que estava acontecendo com o Sargento; depois, ele tendo que, para evitar que outros descobrissem o segredo, fazer favores estranhos para todo o esquadrão para pagar suas dívidas com eles.


Jake querer ser o padrinho do filho de Terry funcionou muito bem, e me lembrou de um episódio da temporada passada, “The Ebony Falcon”. A relação entre Terry e Jake raramente é bem explorada, porque o bromance entre ele e Boyle está sempre em destaque.


Claro que o episódio teve o elemento clássico, dessa vez com Jake estragando um pouco as coisas ao responder o e-mail de Terry de maneira errada (a sua sugestão de nome foi enviada para todo o esquadrão). E de quebra, tivemos um vislumbre de um personagem da temporada passada, Savant, o hacker que acabou sendo contratado para ser o especialista de TI da 99ª depois de ter hackeado e enviado cópias das pesquisas feitas por todos para o e-mail de todos. Por sinal, este é outro personagem que a série poderia reaproveitar agora na segunda temporada.


Bom, basicamente foi isso. Brooklyn Nine-Nine parece estar restaurando os padrões de qualidade que esta temporada trouxe, embora ainda esteja faltando algo. Vamos esperar que os próximos episódios achem logo esse “algo”. Nos vemos lá.


P.S.1: Os cachorros de Boyle são tão estranhos quanto ele.


P.S.2: Yahoo! Answers... Ainda estou rindo.

Patreon de O Vértice