Arrow 3x10 – Left Behind

A série retornou sem seu protagonista, mas não deixou a desejar.


Arrow sofria de um mal que parece ter sido remediado. Os seus piores episódios tendiam a ser o episódio de retorno, após o Mid-Season Finale. Nas duas temporadas anteriores, os episódios não agradaram, mas neste ano foi diferente.


Não posso dizer que foi um ótimo episódio, mas não posso dizer que foi ruim. As coisas funcionaram bem. Apesar de o time conseguir ficar unido sem Oliver, nem tudo deu tão certo quanto gostariam. A carga dramática do episódio o deixou muito pesado, mas o episódio conseguiu mostrar bem como todos os personagens reagiram à “morte” de Oliver. E é aí que é necessário elogiar o trabalho de Emily Bett Rickards (a Felicity). A atriz se saiu muito bem no papel da personagem que, como era esperado, teve a pior reação. A negação dela foi o que mais emocionou.


Essa trama está sendo vista como uma trilogia, cuja ideia é justamente a de termos a origem da nova Canário Negra e o surgimento de um novo vilão. Então, creio que esses episódios acontecerão sem o Oliver, permitindo assim que vejamos um fortalecimento do Time Arrow, com cada personagem se destacando. Isso pode ser bom principalmente para o Roy, que é um personagem que está por aí desde a primeira temporada e nunca teve o destaque merecido.


Sei que os flashbacks tiveram a intenção de manter Oliver no episódio, mas acredito que o episódio teria funcionado melhor sem eles e tendo como única cena ele acordando ao final. O tom dramático da morte dele se estenderia por mais um pouco.


Outro ponto que achei negativo: resolveram a “morte” de Oliver muito cedo. Pelos teasers e entrevistas que tivemos, fomos levados a acreditar que Oliver permaneceria “morto” para nós, telespectadores, por mais tempo, e não só por um episódio.


No geral, Left Behind foi um bom episódio, mas sofreu do mesmo mal que The Flash: após um final estupendo, tivemos uma continuação aquém do esperado. Foi melhor do que os episódios de retorno das temporadas anteriores, sem dúvida, mas acabou não tendo o funcionamento esperado por causa da necessidade de incluir Oliver na história.

Patreon de O Vértice