The Vampire Diaries 5x22 – Home [Season Finale]

The Vampire Diaries 5x22 – Home [Season Finale]

“Do you think it’ll hurt?”

De tão interessante que estava essa temporada e de tão entusiasmado que eu estava para esse season finale, acredito ter sido uma das últimas pessoas a assistir ao episódio. E só assisti porque eu tinha que tirar o episódio do meu Banco de Séries, pois razão específica para assistir eu não tinha nem uma sequer.

Mas vamos começar com alguns comentários gerais. Tivemos uma temporada decepcionante que errou desde o primeiro plot e foi cometendo falhas grotescas e apelos desnecessários para tentar regressar aos trilhos (sem muito sucesso) durante toda a temporada. Foram tantas mortes que esse recurso nem me emocionava mais, pois já era sabido que isso não levaria muito tempo para ser revivido. Assim foi com Stefan e será com Damon e Bonnie.

No entanto, de todas as mortes dessa temporada, a mais sentida, certamente, será a de Katherine, ainda que lá no fundo eu guarde uma pontinha de esperança de que a personagem retornará na próxima temporada (já confirmada). Por outro lado, a morte que nunca chega, por mais que seja um desejo praticamente unânime por parte dos fãs, é a de Tyler. Minha alegria de ressurreição dessa season finale foi a do Alaric. Só espero que lhe deem um papel digno, caso ele continue como recorrente.

Como preferia que Silas tivesse sido salvo ao invés de Stefan. Por incrível que pareça, é um personagem de Paul que não odeio totalmente, apesar do malcaratismo. Ainda acho que a ideia inicial era legal, mas o desenrolar do plot de Silas acabou decepcionando, assim como o de Katherine ao lado de sua filha. Ela conseguiu segurar as pontas em alguns episódios, créditos para Nina, que comandou o melhor episódio da quinta temporada, junto com a galera toda que já passou por TVD, no centésimo episódio.


Para mim, a melhor cena de toda a temporada (e acredito que da série toda), disparada, foi a cena em que vimos (até que enfim) beijos e pegação entre Caroline e Klaus. A cena mais “assustadora” foi a que mostrou Katherine sendo levada para o ‘oblivion’ antes de fazer a passagem, dando a entender que não haveria mais volta para ela.

Tivemos doppelgangers, experimentos científicos, travelers, bruxas, dramas e mais dramas. Quem não assistiu e lê logo imagina: “típico de TVD”; no entanto, quando o roteiro é pessimamente produzido, o que temos é um amontoado de falhas e personagens que perdem o interesse e chegam a cair na zona de repúdio de alguns fãs. Nem mesmo o romance de Damon e Elena conseguiu segurar as pontas até o final sem começar a cansar até mesmo os maiores fãs do shipp.


Ainda, vimos inúmeros personagens novos que prometiam tanto, mas passaram pela série sem nem mesmo marcarem a estada. Enzo talvez tenha sido o personagem do qual eu mais tenha gostado, apesar de eu ter realmente gostado é da química entre ele e Caroline. Mas nessa temporada, assim como nesse season finale, ficou mais do que claro que o destino dela é Stefan. Para mim, isso será a junção do sem sal com a sem açúcar... Portanto, dará na mesma.

O que eu mais gostei dessa temporada foi que os “Originals” ganharam sua própria série, arrebataram com uma grandiosíssima temporada e não tiveram seus personagens estragados.

De volta ao season finale de TVD, acompanhamos aquilo que todos esperávamos: os mortos voltaram à vida e os vilões se deram mal (ainda que tenham passado pela série sem que eu sequer tenha entendido a razão). A falha maior foi a falta de aprofundamento dos personagens – ou, pelo menos, de Markos. O episódio ainda tentou pegar carona no sucesso do centésimo episódio, mostrando alguns personagens que já passaram pela série, mas não conseguiu muito frisson.


Fiquei surpreso por Alaric ter voltado à vida! Como já disse, se for para ficar, que ele ao menos seja bem aproveitado. A outra surpresa, se é que assim posso chamar, foi o fato de Damon e Bonnie terem sido tragados pelo oblivion. Pelo menos, foi o que o final deu a entender.

E é nessa crença que eu renovo minhas esperanças no retorno de Katherine. Pois é certo que, se Bonnie e Damon foram realmente levados, o povo vai arrumar um jeito milagroso de trazê-los de volta, o que já não é nenhuma novidade.

Enfim, nos resta esperar por uma season 6 melhor do que essa 5, para que possamos esquecer essa tragédia de temporada, e/ou torcer para que venha logo um series finale, pois prefiro assistir The Originals do que acompanhar esses plots e dramas tortuosos.
Patreon de O Vértice