The Vampire Diaries 5x20 – What Lies Beneath

The Vampire Diaries 5x20 – What Lies Beneath

Expectativas por água abaixo.

Faltando apenas dois episódios para o season finale, os roteirista continuam brincando com a série. Sim, dois ou três episódios atrás eu comemorava um “glimpse” de recuperação na trama central, mas foi apenas um “glimpse” mesmo.

A temporada já teve umas quatro tentativas de construir um plot descente, mas toda vez acabou explodindo, por assim dizer. Apresentou novos atores, que prometiam, mas ficavam somente na promessa e não contribuíram e nem agregaram nada. Nem mesmo a morte de Enzo, que poderia ter algum impacto no relacionamento dos Salvatores ou ao menos em Damon acabou resultando algo.

Finalmente, temos um maior indicativo sobre os planos dos travelers. Com isso, fomos levados a crer que a temporada finalmente vai se encaminhar para um final que faça jus à série. Apesar disso, levando em consideração o restante da temporada, podemos apostar exatamente o que receberemos: um final patético, sem criatividade e longe do histórico de TVD.


Quanto ao episódio, não poderia ter sido mais frustrante e previsível ao mesmo tempo. Se desenvolveu em dois núcleos: o principal, que estava na cabana sendo assombrado pelo espírito de Enzo, enquanto fugiam dos travelers; e o secundário, que tentou fazer alguma coisa quanto a ação dos travelers.

Convenientemente, com o véu do outro lado em completo caos, Enzo meio que se transformou em Patrick Swayze, de “Ghost”, começando a ter efeito sobre as coisas materiais, apesar de não conseguir se comunicar com os outros. Desta forma, ele começou a perseguir o pessoal da cabana. O mais nonsense disso tudo é que, primeiramente, no episódio passado, Enzo se deixou ser morto por Stefan; no entanto, agora, em sua busca por vingança, ele desistiu de tudo para voltar a vida! WTF???

Caroline teve seu ataque de ciúmes ao ver Elena e Stefan mais “próximos”, devido ao segredo sobre a morte de Enzo. Contudo, no final, após tudo ter sido esclarecido, a situação voltou ao normal entre os dois. E por normal quero dizer com uma certa tensão. Por incrível que pareça, mesmo não estando juntos, Caroline e Stefan estão me agradando como casal mais do que Damon e Elena, que já começaram a cansar com esse drama de "briga e reata" que parece ter caído num looping eterno.


Bonnie, Jeremy, Tyler e Matt conseguiram estar mais presente no plot principal do que os personagens centrais e, ao mesmo tempo, ficarem mais a esmo do que nunca na história. Até agora, não vi nenhuma ação ou envolvimento deles que tenham algum reflexo importante. E o pior, no meu ponto de vista, é a ênfase maior no personagem de Tyler, o menos preferido de todos. É como se os roteiristas soubessem o que se passa na minha cabeça e decidissem fazer exatamente o oposto.

Quero ver como vão fazer para trazer Tyler de volta... Não que eu realmente esteja preocupado com isso, mas, para mim, poderiam inventar uma forma de final para o personagem, na qual ele tivesse que se sacrificar por alguém. Eu ficaria mais do que feliz. Mas, se pretendem salvá-lo, só estou esperando para ver o que vão inventar, já que a adaga foi destruída.

Senti falta da presença da Liv nesse episódio, mas, pelo visto, isso será compensado em “Promised land”, o próximo episódio. Pelo que entendi, depois do final dessa semana, a traveler esposa daquele que tomou posse do corpo de Tyler vai ajudar os doppelgangers a escapar. Enquanto isso, Liv buscará a morte de um deles e Damon tentará enfrentar Markus. Sinceramente, não vejo nada de promissor. Minha única esperança é de que não acabe pior do que começou.

Promo do episódio 5x21 – Promised Land
Patreon de O Vértice