The 100 1x07 – Contents Under Pressure

The 100 1x07 – Contents Under Pressure

“Prometi que iria proteger e defender essas pessoas. Ao invés disso, eu as matei.”

Um episódio sem flashbacks, sem muita importância no passado. O momento em que essas pessoas estão passando atualmente dispensa qualquer recurso desse tipo. O foco principal foi o salvamento de Finn e o sentimento de culpa pela atitude de sacrificar centenas de pessoas aparentemente em vão.

O pessoal da Arca acordou pensando que seria apenas mais um dia comum. Mal sabiam eles que aquele dia mudaria drasticamente a vida ali... Isso porque finalmente os jovens obtiveram sucesso ao contatar a Arca, após muito esforço da Raven para concertar o radio. De cara, o coitado do Chanceler já recebeu a notícia de que o seu filho está morto. Esse contato acabou se tornando um tipo de chamada de emergência para o 911, onde a pessoa fica recebendo instruções. Me lembrou muito um episódio de Dr. House em que ele fez a mesma coisa, só que por uma videoconferência. O importante é que descobriram que Finn, na verdade, estava envenenado e foi salvo graças a um antídoto que o diferenciado grounder carregava consigo. 
Quem nós somos e quem precisamos ser para sobreviver são coisas bem diferentes.” – Bellamy
Como sempre, Bellamy e seus métodos questionáveis de conseguir as coisas prosperaram ao longo do episódio. Dessa vez, ele foi trazer o grounder gente boa para o interrogatório. Uma das poucas vezes em que Clarke concordou com Bellamy foi na hora de obter as informações de uma forma nada amigável. Eu posso ter perdido a conta, mas o grounder não perdeu, pois estava observando o acampamento e anotando todas as mortes dos jovens até aquele momento e também o total de pessoas que haviam chegado por ali, tudo anotado e desenhado num caderninho. Foi confirmado que o total foi de 10 mortes até agora. Percebe-se que ele é um ótimo observador. O que mais chamou atenção foi a figura abaixo, que parece ser de uma criatura bem esquisita. Talvez seja até o motivo de tanto medo quando aquele alarme soou no episódio passado e todo mundo saiu apavorado. Estou apostando que seja por causa dessa criatura.


Esse grounder é tão bom ou até melhor do que muito agente secreto por aí para guardar informações e aguentar tanta tortura. Ele foi chicoteado, eletrocutado, quase que crucificado... Mesmo assim, não vazou nada. Só foi indicar qual que era o antidoto quando Octavia tomou uma medida drástica e envenenou a si mesma. Com isso, posso dizer também que uma das peculiaridades desse episódio foi presenciarmos um grounder falando pela primeira vez.

Com a notícia evidente de que existem sobreviventes na Terra e que provavelmente aquelas pessoas sacrificadas foram em vão, um certo caos começou a se propagar na Arca. O Chanceler ativou imediatamente o projeto Exodus, que consiste na volta das pessoas à Terra. O sentimento de culpa de Marcos é evidente, um cara que era cético quanto à sobrevivência das pessoas na Terra e que mudou drasticamente quando ficou sabendo que elas estavam bem. Eu mesmo tinha dúvidas quanto às atitudes dele naquela nave, mas de fato ele acreditava que estava fazendo aquilo tudo para proteger as pessoas.

Ainda, nos foi apresentada aquela que uma vez já foi a chanceler. Ela chegou alertando o atual Chanceler sobre as consequências que podem surgir com a revelação de que as pessoas na Terra estavam bem. As pessoas naquele momento estavam revoltadas e Jaha teria que abrir o jogo e acalmá-las para não haver maiores consequências. A ex-chanceler ocupou imediatamente o lugar vago no conselho deixado por Abby, pois era a única que tinha a confiança daqueles indivíduos revoltados.


Eu já tinha citado em outras reviews e volto a citar que é até humilhante comparar o nível das atuações dos veteranos que estão na Arca com a dos jovens na Terra. Podemos ver isso claramente no exemplo de Isaiah Washington (Jaha). Ele é um ótimo ator e demonstrou de forma excepcional o sofrimento de um pai quando recebeu a triste notícia de que Wells estava morto.

Por fim, vou encerrar com uma frase que vai deixar muita gente sem dormir naquela nave: “Existem 2.237 pessoas nesta Arca e há naves suficientes para levar apenas 700.”. Ou seja, mais de 1500 pessoas serão descartadas nessa viagem. Todo o caos que a gente viu até agora vai ser pouco comparado com o que virá quando as pessoas souberem dessa nada agradável novidade. Resta saber qual o critério que eles irão usar.
Patreon de O Vértice