Elementary 2x21 – The Man With The Twisted Lip

Elementary 2x21 – The Man With The Twisted Lip

Preparando o terreno para uma season finale de tirar o folêgo.

Não tem como olhar para trás no enredo de Elementary e não lembrar de Natalie Dormer com aquele look dressed-to-kill, apontando uma arma pra cara do Sherlock e dizendo “Eu sou Moriarty”. Foi uma das melhores season finales que eu já vi – e olha que nesses 16 anos de existência eu já vi bastante – e colocou a expectativa pra segunda temporada lá em cima. Nada mais natural que fazer uma preparaçãozinha aqui, um ganchinho ali, um diálogo suspeitinho acolá, e pronto. Habemus season finale.

The Man With the Twisted Lip foi exatamente isso. Reintroduzir Mycroft, colocar o Diogenes no foco da atenção, nos apresentar aos potenciais vilões dos episódios finais, e colocar Watson na linha de perigo – efetivamente, pela primeira vez. Aliás, a relação de Mycroft com Joan sempre me pareceu suspeita. O fato de ele não querer que Sherlock soubesse - mesmo sabendo que o rimão sabe de tudo, o fato dele propor que Joan mudasse da casa... Eu tenho razões para acreditar que subestimamos Mycroft. Seria uma reviravolta interessantíssima se o roteiro da finale transformasse Mycroft no líder de uma máfia complexa, uma quadrilha de lavagem de dinheiro, essas coisas – aproximando ele ainda mais do big brother original –, ainda mais se fosse numa vibe meio revival “eu sou Moriarty”. Pensa na lindeza.

Essa volta de Moriarty serviu pra colocar em xeque – de novo – a relação da nossa dupla dinâmica (Será que tem algo a ver com os caras do Diogenes e o plano maligno de Mycroft de dominar Nova York? Será que Holmes e Watson trabalhando juntos constituem uma ameaça pros objetivos dele? Será?). Se Alá quiser, vai ser só uma mini tempestade, que vai mexer com a gente, vai deixar a gente puto da vida, mas vai passar e terminar bonitinho – vulgo a cena do apiário na season finale passada. Coisa linda.

P.S.: Só para lembrar, o 2x22 foi dirigido pela Lucy Liu herself. O que será que essa mulher vai aprontar?
Patreon de O Vértice