Promessas do Cinema – Karen Gillan

karen_gillan_08Não é fácil escolher uma entre muitas atrizes e atores que estão deslanchando na TV e no Cinema, talvez nem seja tão difícil assim quando vemos talentos como o de Tatiana Maslany trabalhando, ela que foi uma das nossas primeiras apostas. Mas fora esse tipo de caso, é uma tarefa complexa medir os trabalhos atuais mais os trabalhos agendados para o futuro e o tipo de coisa que essa pessoa vem fazendo, mas por sorte, a nossa escolhida do mês é uma das pessoas mais marcantes de uma das séries mais queridas da atualidade e tem agendada a produção mais promissora do ano. Karen Gillan.


Karen Gillan, apesar de ser extremamente conhecida na Inglaterra, é uma triz escocesa, nascida em 28 de Novembro de 1987 (apenas 89 dias depois de mim o/) sob o nome de Karen Sheila Gillan. Antes de virar atriz profissional a Kaz (como é chamada pelos amigos) estudou piano e já foi modelo, mas sua vontade de atuar surgiu desde nova, enquanto frequentou diversas escolas de atuação, sendo a mais importante delas a Italia Conti Academy of Theatre Arts drama school em Londres.


Os primeiros trabalhos como atriz de Gillan, fora o teatro, foram algumas aparições em séries de drama da TV Inglesa, mas o primeiro destaque foi um papel fixo no elenco do grupo de comedia The Kevin Bishop Show, uma espécie de Saturday Night Live Inglês, na falta de uma comparação melhor (eu poderia ter comparado com Zorra Total, então não reclamem). Em The Kevin Bishop Show ela interpretou diversos personagens, incluindo caracterizações e imitações de Angelina Jolie e Kate Perry.


O primeiro papel como protagonista de Gillan foi na série de terror chamada The Well, que foi exibida pela BBC Two. O projeto The Well foi um tanto inovador, pois era uma mescla multi-midia que misturava série de TV, Web Série, Curtas Metragens e jogos onlines e isso já foi uma forma de chamar a atenção para ela.


Em 2008, contudo, foi quando ela deu o primeiro passo ao médio estrelato que ela tem hoje.  O produtor Inglês Russel T. Davies escolheu a ruiva para um pequeno papel em sua gigante série Doctor Who. O papel era no episódio The Fires of Pompeii, onde Karen aparece com o rosto coberto de maquiagem, como uma espécie de sacerdotisa romana. O papel foi pequeno, mas foi o primeiro passo para que na virada da série, dessa vez comandada pelo gênio Steven Moffat, ela tenha conseguido um dos principais papeis de toda a história de Doctor Who, a primeira companheira do 11° Doutor, Amelia “Amy” Pond.


Em 2009 Karen Gillan, atuando ao lado de Matt Smith e Arthur Darvill viveu a sensacional personagem Amy Pond, que é tão marcante, que possivelmente é chamada de Amy no lugar de Karen por alguém mais empolgado. Eu por exemplo tive que voltar e corrigir a palavra Amy para a palavra Karen várias vezes.


Curiosidade: A atriz que vive a pequenina Amelia Pond em alguns episódios da série é interpretada por Catilin Blackwood, prima de Karen Gillan.


No Youtube um usuário fez uma compilação chamada The Story of Amelia Pond, que apesar de ser uma montagem bem brega, mostra muitas cenas legais com a Karen Gillan na série. (É mais difícil do que parece achar vídeos bons da Karen Gillan no Youtube):



Depois de 3 anos em Doctor Who, Karen esteve e foi protagonista de alguns dos melhores episódios de mais de 50 anos de série e isso com certeza ajudou o que ela fez em sua carreira até então e no que ainda está por vir.


Depois de vários filmes Indie, Karen em 2014 vai estrelar em papeis grandes 3 interessantes produções. A primeira delas e talvez menos legal, é o terror Oculus, que divulgamos o trailer aqui no EdenPop no último mês. Oculus é o primeiro trabalho de terror que ela faz desde The Well, isso se desconsiderarmos alguns episódios mais tenebrosos de Doctor Who. O segundo filme da lista que está para ser lançados esse ano é The List, dirigido por Harris Goldberg e protagonizado por Gillan e Jennifer Morrison.




[caption id="attachment_47157" align="alignleft" width="210"]Versão: Bebê GiganteI Versão: Bebê GiganteI[/caption]

Mas o principal projeto de Gillan e que provavelmente vai fazer ela deixar de ser uma grande estrela Inglesa (para os Whovians) e se tornar uma estrela mundial é Guardiões da Galáxia, filme extremamente promissor e arriscado da Marvel Studios, onde ela viverá uma das principais vilãs da trama, a personagem chamada Nebula.


Relacionado: Saiba tudo sobre Guardiões da Galáxia!


Para o papel Karen Gillan teve que raspar seus lindos cabelos ruivos e ficou completamente careca e de acordo com ela “parecendo um bebê esticado”. Sua recente falta de cabelo foi apresentada com muito bom humor na última San Diego Comic-Con (de 2013), onde ela tirou sua peruca no meio do Painel e a jogou para o publico, em seu Twitter ela também brincou recentemente com sua carequisse quando mostrou uma foto novamente de peruca com a legenda “E pensar que um dia isso vinha grudado em mim”. A peruca dessa vez foi para reprisar o papel de Amelia Pond no episódio de Natal de 2013 The Time of the Doctor, o último episódio de Matt Smith em Doctor Who.


Ela tem um Twitter bem ativo por sinal e tudo indica que quem cuida da conta é ela mesmo e não um agente como acontece muitas vezes, confira: https://twitter.com/KarenGillan2


Tendo em mente tudo o que Karen Gillan já fez, e o que ela vai fazer esse ano, acho que é fácil prever que ela é uma baita Promessa do Cinema, e também da TV, porque não? Afinal ela não parece menos interessada em trabalhar na BBC agora do que antes e sabemos que a BBC e mesmo outros canais Ingleses são excepcionais em produções para as telinhas.


E você, até onde você acha que a carreira de Karen Gillan vai? Grandes filmes? Oscares? Reconhecimento mundial? Ou esquecimento?


Veja algumas fotos e confirme a beleza divertida de Karen Gillan:


[gallery link="file" columns="5" ids="47160,47161,47162,47163,47164,47165,47166,47167,47168,47169,47170,47171,47172,47173,47174,47175,47176,47177,47178,47179,47180,47181"]

Veja outras promessas do cinema!


[divider top="no"]
Patreon de O Vértice