Footlights, o único livro de Charles Chaplin será publicado 60 anos após ser escrito

Footlights, o único livro de Charles Chaplin será publicado 60 anos após ser escritoA única obra literária do ícone Charles Chaplin, Footlights, ganhará a sua primeira publicação 60 anos após ter sido escrita. O livro prelúdio do filme Luzes da Ribalta (Limelight, 1952) estava todo esse tempo perdido em meio aos arquivos do cineasta e que agora foi resgatado pela Cineteca di Bologna e pelo biógrafo David Robinson.


O filme Luzes da Ribalta foi à última produção de Chaplin nos EUA antes de sua deportação do país após acusações que o colocavam como simpatizante do comunismo. O livro foi escrito em 1948, antes do script sobre o Calvero, o palhaço alcoólatra que salva uma bailarina de se matar, o que já indicava como realmente o cineasta andava se sentindo, através do enredo do comediante que havia perdido o seu público.


[quote] "Sei que sou engraçado, mas os empresários acham que estou ultrapassado... uma coisa velha. Deus! Seria maravilhoso fazê-los engolir as suas palavras. É isso que odeio sobre envelhecer - o desprezo e a indiferença que eles demonstram. Eles acham que sou inútil... É por isso que seria maravilhoso fazer um grande retorno! Quero dizer, sensacional! Agitá-los com risadas como eu costumava fazer... escutar aquele rugido subir... ondas de risadas vindo em direção a você, elevando-o... Que tônico! Você quer rir com eles, mas se segura e ri por dentro... Deus, não há nada assim! Por mais que odeie aqueles detestáveis, eu amo ouvi-los rir!", diz Calvero em determinado pedaço do livro.[/quote]


A edição de Footlights também terá comentários de Robinson, com previsão de ser lançado essa semana na Amazon. Um dos personagens mais famosos de Chaplin, o “Vagabundo” completa cem anos nesta sexta, sete de fevereiro.


Saiba mais sobre Cinema aqui!


[divider top="no"]
Patreon de O Vértice