E se Doctor Who fosse Brasileiro?

Em uma nova linha de matérias e colunas do EdenPop, vamos imaginar um cenário onde as nossas séries ou filmes favoritos fossem feitos no Brasil, com o nosso jeitinho tão esquisito que temos para fazer nossas obras de Cinema e TV.


Para começar imaginamos, porque não, uma de nossas séries favoritas no momento, Doctor Who, feita por uma de nossos conhecidos canais de TV aberto nacional, com os nossos atores e o nosso estilo de fazer televisão, portanto, vamos brincar de fazer Doctor Who no Brasil. (Só a série nova, porque se não o post teria 5 quilômetros)


Relacionado: 10 Coisas que você precisa saber para começar a assistir Doctor Who!


Portanto, dito tudo isso, prepare-se para um post cheio de piadas infames, comparações injustas e montagens pavorosas.



E se Doctor Who fosse Brasileiro?


Doto-Quem-titulo


Doctor Who é uma das mais clássicas e significativas séries britânicas da história, a mais icônica com certeza, com mais de 50 anos de existência. No Brasil precisaríamos de cara mudar o título da série, o mais fácil é traduzir literalmente para Doutor Quem, ou abrasileirar e de repente regionalizar e intitular a série e dar o título de Dotô Quem.


Se os Daleks fossem de alguma forma caipiras, no episódio Asylum of the Daleks, a pergunta "Dotô Quem?" Que eles repetem incessantemente ia ser bem sonora.


[divider top="no"]



TARDISA Tardis


A Tardis ou Time And Relative Dimentions In Space, aqui seria Tempo e Dimensões Relativas no Espaço, ou Tedrne, que é um nome horrível, por isso vamos chamar de Tardis mesmo, ou de WC, já que diferente da Inglaterra, aqui não temos cabines policiais, mas temos cabines azuis espalhadas pelo Brasil, em especial em épocas festivas.


Essas cabines da qual eu estou falando são, é claro, os banheiros químicos que temos por aqui, são cabines de qualquer forma e são comuns o suficiente para a melhor nave do universo ter usado seu circuito camaleão e ter se disfarçado como uma delas.


Infelizmente os Banheiros Químicos brasileiros não são maiores por dentro, mas um de Gallifrey já é outra história.


[divider top="no"]


01



01O 9° Doutor
(Matheus Nachtergaele)


Assim como na série Inglesa, a volta de Doctor Who as telinhas precisa de um ator bom, que saiba trabalhar tanto no drama quanto na comédia e que seja requintado e não apareça em qualquer coisa idiota na qual o chamam, lá na Inglaterra esse ator é certamente o Christopher Eccleston, aqui no Brasil temos Matheus Nachtergaele.


Apesar de ter nascido em São Paulo, Nachtergaele sabe bem trabalhar o sotaque do norte, como já vimos em diversos trabalhos, e essa é uma característica forte do Doutor de Eccleston, que aparentemente nasceu no norte de Gallifrey, afinal, todos os planetas em um norte e todos que nascem lá tem seu sotaque.


Matheus Nachtergaele seria Fantástico como o 9° Doutor e de quebra ainda vem com orelhas avantajadas!!


[divider top="no"]



02Rosa Teixeira
(Lua Blanco)


Assim como a nossa escolhida, a Billie Piper, interprete de Rose Tyler/Bad Wolf era um cantora Pop, péssima e que por isso gerou um certo preconceito pelos Whovians quando ela foi escolhida para viver a primeira Companion do novo Doutor, claro que esse preconceito se dissipou já nos primeiros episódios pois Rose Tyler é até hoje uma das principais e mais queridas Companions de todos os tempos, e que fez parte de algumas das melhores de todas as histórias dos mais 50 anos da série.


Lua Blanco, a escolhida para fazer a Rosa, ou a Rosa Teixeira, filha única da viúva Jaqueline Teixeira, é uma atriz da versão brasileira de rebelde, isso com certeza gera o mesmo tipo de preconceito que a Billie Piper sofreu, agora se a Rebelde Blanco vai se virar tão bem sendo o grande amor do Doutor e sendo o motivo pelo qual ele “Queima uma estrela só para dizer adeus” eu já não sei.


A dúvida fica, como seria a Bad Wolf em versão brasileira? A Loba? Pensando assim ela também poderia ser interpretada pela Alcione...


[divider top="no"]


02



03O 10° Doutor
(Marcelo Serrado)


Marcelo Serrado é muito talentoso e é um dos grandes nomes atuais do cenário de novelas nacionais, porém, sabemos que ele pode ir muito além, mesmo tendo feito Crô, um dos piores filmes nacionais dos últimos 514 anos. A semelhança dele com o David Tennant ajudaria a fazer dele um ótimo 10° Doutor e seu carisma é alto o suficiente para que ele incorpore o mais popular de todos os timelords.


Basta ver se Serrado tem a pinta de “pegador” necessária para ser o 10°, visto que ele tem uma lista considerável de casos, dentre eles os mais notáveis são Rose Tyler, Martha Jones, Elizabeth 1°, (a personagem da Kyle Minogue) e a Madame de Pompadour entre outras. Agora quem seria a Rainha que o Dotô de Marcelo Serrado poderia ficar? Não a da Inglaterra com certeza, talvez alguma mulher da corte portuguesa ou a Dilma, quem sabe.


Por último vale dizer que o Allons-y teria que ser substituída como sua catchfrase, pois parte da graça do Allons-y é porque é um termo Francês, país com uma conhecida rixa cultural com a Inglaterra, por aqui o termo teria que ser em castelhano, devido a nossa rixa com a Argentina, portanto escutaríamos Serrado dizendo cheio de sotaque um “¡Vamos!


[divider top="no"]



04Marta Jonas
(Sheron Menezzes)


A Marta Jonas é uma doutora (de medicina mesmo) que ficou presa na Lua com o Doutor em uma certa situação e acabou substituindo a insubstituível Rosa Teixeira, por isso ela acabou sendo a companion menos querida da nova série até o momento, por isso e por ela nutrir um amor platônico chato com o Doutor, que ainda só pensava em Rosa na época.


Ainda assim, Marta fez grandes coisas durante sua temporada com o Doutor, uma das coisas foi o que a fez ficar conhecida como “A Mulher que caminhou sobre a Terra” e só por isso ela não é dispensável, ela também estava ao lado do Dotô quando ele enfrentou o Mestre, um dos seus grandes inimigos.


Depois de tudo isso dito, eu com certeza consigo ver Sheron Menezzes fazendo esse papel e com todo o jeitão de Sheron a Marta Jonas brasileira seria sim “A Mulher que Sambou sobre a Terra”


[divider top="no"]



05Donna Nobel
(Camila Morgado)


Camila Morgado vem fazendo papeis cada vez mais diferentes e diversificados em sua carreira e uma das poucas coisas comum entre eles é que ela é incrível em todos, mesmo em papeis ruins como no último filme de comédia que ela fez. Visualmente, ela e Donna Noble tem muito em comum, embora Camila Morgado seja 100% mais linda do que a Catherine Tate.


Dito isso tudo, Morgado tem tudo para ser uma Donna Nobel (não dá para abrasileirar muito mais) perfeita. Só para constar a Donna é a melhor amiga do 10° Doutor e meio que melhorou muito o nível de companheira depois da Martha Jones, e ainda participou da temporada mais épica da Fase de Russel T. Davies com direito a Cross-overs com os Spin-Offs da série e volta de personagens marcantes.


Donna Noble foi “A Mulher mais Importante do Universo” não sabemos até onde isso não vai virar no Brasil “A Perua mais importante do Universo”, porque convenhamos, Donna Noble tem muito e a nossa Donna Nobel teria ainda mais.


[divider top="no"]


03



06O 11° Doutor
(Mateus Solano)


Depois da saída do nosso popular 10° Doutor, interpretado por Marcelo Serrado, a escolha do 11° era polêmica, um ator que há pouco tempo era quase desconhecido ou conhecido apenas como O Ligador, dos comerciais da telefônica xará do comprimento de duas vogais (para fins de criar um texto divertido vamos desconsiderar a última novela das 8/9 que fez dele hyper-famoso). Isso mesmo, Mateus Solano.


Relacionado: Os 11 melhores momentos de Matt Smith em Doctor Who


A desenvoltura de Solano é obvia, qualquer um que vê novela, ou mesmo não vê, mas tem mãe ou esposa, sabe que o cara atua muito e tem um jeito esquisito muito peculiar, especialmente vendo novamente algum comercial da sua fase de O Ligador, dá para ver o quando ele é bom em mexer as mãos incessantemente.


Resta saber se Mateus Solano fica bem com a gravata borboleta, mas ele tem uma vantagem sobre outros Doutores por ter sua catchfrase já traduzida, diferente do Fantastic e do Allons-y, seu grito é reconhecível mundialmente, até aqui no Brasil.


Geronimoooooooooooo!


[divider top="no"]



07Amélia Lago
(Marina Ruy Barbosa)


É praticamente desnecessário fazer uma montagem tosca da cabeça de Marina Ruy Barbosa no corpo de Karen Gillan, a nossa Amy Pond original, pois as duas são extremamente parecidas, muito mesmo, tão muito que me faz pensar que eu preciso cruzar com a Ruy Barbosa por aí um dia.


Em nossa versão, Marina é Amélia Lago, que é uma menina esquisitinha que cresceu com uma rachadura estranha na parede de sua casa em Resende (porque sim), até que um dia o Doutor interpretado por Mateus Solano cai com um Banheiro Químico em seu quintal e começa a pedir comidas como Feijoada, Pastel de Carne Moída e coisas assim.


Amélia Lago é a companheira que fica mais tempo ao lado do Doutor na nova série e é protagonista de alguns momentos sensacionais e emocionantes dela, até seu derradeiro final com o toque de um Anjo Chorão, rendendo assim a Marina Ruy Barbosa um post especial no EdenPop de  Promessas da TV Brasileira.


Relacionado: Promessas do Cinema - Karen Gillan


Curiosidade: Marina Ruy Barbosa teve seu papel encurtado na última novela que participou porque fazia uma personagem com câncer e não quis raspar sua cabeça, enquanto Karen Gillan raspou sua cabeça recentemente para fazer o filme Guardiões da Galáxia. Não para ser uma paciente com câncer, mas para ser uma vilã alienígena... mas ainda assim vale.


[divider top="no"]



08Clara Coutinho
(Bruna Marquezine)


A “Garota Impossível”, Clara Coutinho, ou a Clarinha que é, ao lado de Marta Jonas a companheira mais subestimada da nova série até o momento, só poderia ser interpretada por Bruna Marquezine, o que ia dar uma beleza com ar bem Brasileiro para Clara, o equivalente a beleza com ar Inglês que Jenna Coleman dá a personagem original.


Clara é a atual companheira do Doutor e foi um tanto mal recebida a principio por estar entrando na série para substituir Amélia Lago, mal recebida mesmo depois de um sensacional episódio de Natal onde por algum motivo o sol decide transformar o Rio de Janeiro no Inferno em pleno Dezembro. Há também nesse episódio bonecos de fogo e pessoas e crianças derretendo na rua e virando um liquido semelhante a sorvete de morango.


Clarinha, assim como Rosa Teixeira, é a segunda companheira da nova série que será companheira de duas versões do Doutor, tanto o 11° Interpretado por Mateus Solano, quanto do 12° Doutor, nosso próximo personagem da lista.


[divider top="no"]


04



09O 12° Doutor
(Zé Mayer)


Ainda não sabemos nada ou quase nada do 12° Doutor original interpretado por Peter Capaldi, mas sabemos que ele será um Doutor mais sério e muito mais feroz e sombrio nas palavras do próprio Steven Moffat e sabemos também que ele é a cara do Zé Mayer e apesar de não ter muito o que falar dele, a montagem entre os dois diz tudo o que precisa ser dito.


Relacionado: Saiba tudo sobre Peter Capaldi!


Zé Mayer e Bruna Marquezine formariam um bom casal? Para os padrões comuns brasileiro com certeza não, mas assim como na série Matt Smith e Alex Kingstom formaram um casal, apesar da diferença de idade, na série Dotô Quem também seria possível e Bruna fazerem o mesmo, isso se a quedinha que o Doutor tem por Clara continuar na nova temporada.


Com a fama de pegador do Zé Mayer não ia ser nada difícil de convencer com o romance.

[divider top="no"]



Outros personagens


E aí, gostaram da lista? Quem você acha que mais combina e quem você acha que deveria ser interpretado por outro ator?


Esse post foi extremamente divertido (e trabalhoso) de fazer, mas não queremos ter toda a diversão (nem todo o trabalho), por isso deixamos alguns personagens para vocês ajudarem, quem seria o Capitão Jack Harkness? A River Song (Patrícia Pillar... desculpe, vou deixar vocês responderem)? Rory Williams? O Mestre? E o trio Paternoster, Madame Vastra, Jenny e Strax? Algum Doutor da série Clássica?


Respondam nos comentários o que acharam das nossas escolhas e quem poderiam fazer os personagens restantes.


[divider top="no"]

Patreon de O Vértice