Watch Dogs | Preview [BGS 2013]

A aventura tão aguardada de Aiden Pearce teve um gameplay divulgado aqui na BGS em uma apresentação razoavelmente curta, especialmente se comparada a de The Witcher 3 – The Wild Hunt, que já comentamos por aqui, com pouco mais de 20 minutos de apresentação podemos ter uma bela noção do que nos espera em 2013 2014 com o próximo grande lançamento da Ubisoft.


A primeira coisa que fica clara é... vamos segurar o Hype porque não é isso tudo não. Watch Dogs, agora em uma versão próxima a versão finalizada, lembra-se que o jogo ia ser lançado mês que vem? Então pelo menos perto de finalizada, mesmo com o atraso de alguns meses, ele deveria estar. Mas recapitulando, mesmo com a versão próxima a ser finalizada o jogo  não está nem próximo daquele primeiro vídeo extremamente empolgante mostrado na E3 2012, mas nem próximo mesmo, aquilo parecia até, vendo agora, uma CGI programada para parecer Gameplay, ou uma programação em um ambiente bem próprio e limitado, que claramente permite uma renderização melhor, algo semelhante ao que acontece com jogos de corrida.


Enfim, se o gráfico nem se assemelha ao que vimos em GTA 5, com um  estilo bem diferente, sem aquele toque sutil de cartoon, com uma ambientação mais sombria também, contudo a forma de interação com os ambientes permanecem semelhantes aquela apresentada no primeiro vídeo, Aiden tem toda a "malemolência" que parecia ter e ainda mais, mesmo com respostas programadas, nós pelo menos não vimos nenhuma situação onde, por exemplo, uma explosão o jogasse para trás.


Outra GTAtização de Watch Dogs é a “descartabilidade” dos veículos e a grande variedade deles,  carros e motos já sabíamos, mas também fomos apresentados a um barco nessa apresentação, diferente de GTA, porém você pode interagir dentro do carro de outras formas, como, por exemplo, se esconder dentro dele, o que funciona melhor se os vidros forem escuros.


O modo de comprar armas é também extremamente semelhante ao épico da Rockstar, contudo o sistema de tiro parece bem melhor que o da concorrência, tem até um modo “Dead Eye” no melhor estilo Red Dead Redemption e o fato da missão do jogo em questão se passar na chuva, só amplia o poder visual do modo, que na verdade se chama FOCUS, por enquanto. No modo Focus as gotas de chuva praticamente param no ar para que seja efetuado o disparo. Novamente, isso eleva a beleza do modo, mas prova mais uma vez que a primeira apresentação de Watch Dogs foi bem otimizada para causar o Hype.


Há um pouco de Assassin’s Creed nele também, como por exemplo, nos Parkour que o personagem faz que são aparentemente simplíssimos, como se ele fosse um dos assassinos da outra franquia da produtora. Outra coisa exageradamente simples é a forma de Hackear as coisas, chega a ser galhofa ver Aiden hackeando uma empilhadeira com um... celular... sério, quem colocou um Wi-Fi na empilhadeira? E essa nem é a pior questão, a principal questão é... porque? Eu sei que há um contexto todo especial na história do jogo para esse tipo de hacking acontecer, mas ainda assim, a facilidade com que ele acontece quebra bastante a credibilidade do jogo, ao menos uma barra de tempo para efetuar as ações poderia existir, para pelo menos parecer que não existe um App de um clique para controlar uma câmera... nossa, nem o Instagram da para usar com a velocidade que Aiden hackeia as coisas.


O jogo, desde já está com a legenda 100% em português, legenda, menu e ajudas visuais de tela, o que é muito bom, especialmente porque assim todo mundo conseguiu curtir os ótimos diálogos do jogo, sério mesmo, a trama de Watch Dogs parece muito interessante mesmo com os poucos diálogos que nós vimos, Aiden, e seu “amigo” asiático são personagens carismáticos, cinzentos e complexos, tudo o que um bom game precisa hoje.


Alias, apesar de ainda achar uma espécie de jogada de Marketing a Ubisoft atrasar o jogo para 2014, provavelmente parte disso possa ter sido mudar o suficiente o que ainda pode ser mudado para diferenciar um pouco de GTA 5, obviamente ninguém previa um sucesso desse tamanho no lançamento do jogo da Rockstar, mas agora que os dois estão em paralelos, há muitas semelhanças para o bem, e um bocado de diferenças positivas e negativas na comparação.


Minha opinião final de Watch Dogs é... o jogo será incrível, mas vamos segurar o Hype porque não é isso tudo que parecia não!
[divider top="no"]

Patreon de O Vértice