GTA 5 | O fenômeno de vendas

O super aclamado e super polêmico game da Rockstar, GTA V, foi lançado no dia 17 de setembro. O novo game da franquia que sempre foi famosa e popular no mundo inteiro dessa vez extrapolou o palavra "popular" e vem batendo recordes de vendas e lucros em pouquíssimos dias de lançamento, deixando pra trás muitas outras produções, e o mais impressionante é que elas são tanto no universo dos games como na indústria do cinema.


Para ser mais preciso, GTA 5 já ultrapassou qualquer outra produção, sem exceção e sem macete de dinheiro infinito ligado.


Vamos tentar entender em números o que esse fenômeno de vendas significa.


[heading size="10"]Lucros e valores[/heading]


Devemos deixar claro que apesar do altíssimo lucro que GTA 5 têm, a Rockstar, produtora do game, gastou 5 anos na produção do jogo e produziu o jogo mais caro de todos os tempos, gastando 266 milhões de dólares em sua produção e estimasse que com marketing e os gastos pós-produção o custo tenha chegado aos proibitivos 600 milhões de dólares.


Porém, apesar dos custos ou graças a ele... no primeiro dia de lançamento, GTA 5 lucrou 800 milhões de dólares e em 3 dias de lançamento, foi 1 Bilhão de Dólares. BILHÃO em 3 DIAS!


E atualmente, GTA 5 está na marca de .....


Vamos fazer aqui algumas comparações com outras produções que sempre impressionaram pelo seu lucro e sua grandiosidade, mas que já não impressionam tanto por conta do GTA 5.


[heading size="10"]Comparações[/heading]



Filmes:


[table url="http://www.edenpop.com/wp-content/uploads/2013/10/Pasta14.csv"]














TableTable
TableTable

[/table]


chart1[divider top="no"]



Games


[table url="http://www.edenpop.com/wp-content/uploads/2013/10/Pasta13.csv"]














TableTable
TableTable

[/table]


chart2[heading size="10"]Conclusão[/heading]


As vendas de GTA V ainda estão no inicio, estamos apenas em sua terceira semana e a Rockstar não está atualizando os números com frequência, mas pelo buzz que o jogo está causando e pela vida longa que ele ainda tem pela frente, vide o GTA Online e varias e certas expansões em DLC num futuro próximo, GTA V tem muito dinheiro para acumular e se tornar o jogo mais vendido de todos os tempos (depois apenas de WOW que não conta, pois é outra modalidade) e possivelmente o “Produto de Entretenimento” mais vendido de todos os tempos, ultrapassando Avatar e seus números estranhos e superestimados (e potencialmente falsos).


Enfim, você gostando de GTA ou não, achando o jogo violento ou não, gostando de vídeo-games ou não, uma coisa é certa, GTA 5 é a prova final de que os videogames devem ser respeitados não só como arte, mas como indústria, uma indústria muito lucrativa e séria.


[divider top="no"]

Patreon de O Vértice