10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia

O universo da fantasia é algo que seduz o público desde sempre, principalmente na literatura, contudo em muitos casos esse mundo sai dos livros e vem parar nos cinemas, na TV e até nos games e assim que fizemos o nosso 10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia. Nessa lista podem ser encontrados tanto casos famosos como Harry Potter até adaptações que devem ser desconhecidas do grande público. Confere só!


[heading size="18"]10 – Como Treinar o seu Dragão[/heading]


Prestes a lançar a sua sequência em 2014, Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon) teve a sua primeira parte lançada nos cinemas em 2010, com a assinatura de Dean DeBlois e Chris Sanders. Apesar da sua popularidade com público nem todos sabem, mas a animação é inspirada em uma série de livros da escritora Cressida Cowell. A coletânea lançada em 2003 é dividida em doze livros dentre eles o que resultou no filme, além de Como ser um Pirata, Como Falar Dragonês, Como Quebrar a Maldição de Um Dragão, Como Treinar o Seu Viking, Como Mudar uma História de Dragão, Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais, Como Navegar em uma Tempestade de Dragão, Como Partir o Coração de um Dragão, Como Roubar uma Espada do Dragão, O Dia do Dreader, Como Capturar uma Jóia de Dragão, ou seja, um manual completo pra se ter e viver com um dragão!


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]9 – Jogos Vorazes[/heading]


Baseado na obra homônima de Suzanne Collins, que por aqui foi lançada em 2010, Jogos Vorazes é uma publicação que levará aos cinemas uma franquia que com o seu primeiro filme, lançado em 2012 já arrasta uma boa quantidade de fãs, que esperam sedentos pela parte dois, Jogos Vorazes – Em Chamas. Apesar do sucesso constatado nos cinemas, Jogos Vorazes também vendeu muito bem como livro, alcançando a marca de mais de 23 milhões de cópias fazendo parte do time de um dos mais vendidos da história. Ao que parece a inspiração da escritora Collins para o livro surgiu enquanto ela zapeava canais de televisão e quando se deparou com cenas de um reality show onde havia uma competição e em outro canal cenas da Guerra do Iraque as coisas começaram a surgir. Já Katniss (Jennifer Lawrence) é como um Teseu futurista (filho de Egeu na mitologia grega).  Jogos Vorazes- Em Chamas estreia em 15 de novembro de 2013, enquanto Jogos Vorazes- A Esperança part. I tem previsão de estreia para 21 de novembro de 2014 e Jogos Vorazes- A Esperança part. II tem previsão de estreia para 20 de novembro de 2015 dirigido por Danny Strong.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]8 – Desventuras em Série [/heading]


Escrito por Daniel Handler... ou melhor, escrito por Lemoy Snicket, seu pseudônimo e também personagem do livro/filme. Desventuras em Série não foi o sucesso que merecia ser e nem mesmo vai ganhar uma sequencia, que também seria merecida, mas foi marcante o suficiente para concorrer a alguns Oscars e ainda tem Jim Carey em um dos seus melhores papeis.


A trama de Desventuras em Série, o filme, adapta os três primeiros livros da saga de 13 livros de Lemony Snicket e conta a vida fantástica e engraçada (ou como diz o livro agourenta, maldita e miserável) dos três irmãos Baudelaire, Violet, a inventora, Klaus o leitor e Sunny, que de inicio é apenas um bebê e tem a útil habilidade de... morder coisas.


Desventuras em Série tem um ótimo elenco que inclui nomes como o de Meryl Streep, além do próprio Jim Carey e de Jude Law, como o próprio escritor Lemony Snicket.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]


[heading size="18"]7 – Stardust[/heading]


Não tem como fazer uma lista sobre fantasia, seja lá que tipo de lista for e não ter nada do Neil Gaiman na mesma, nesse caso, temos Stardust que é a adaptação para os cinemas do livro ilustrado de mesmo nome, escrito por Neil Gaiman.


Onde um homem tem que abandonar seu vilarejo protegido e isolado e busca de uma estrela cadente para presentear a mulher que ama (mas que não é correspondido). Acontece que quando encontra a tal estrela, ela não é um objeto de cinco pontas, ou muito menos um bolsão de gás do espaço, ela é uma mulher, melhor que isso, ela é a Claire Danes, a eterna Carrie Mathinson de Homeland.


A adaptação para os cinemas conta a história em que Tristan tem que se aventurar para salvar a estrela que está sendo caçada por bruxas, o filme pode não ser 100% perfeito, mas ao menos transborda o brilhantismo e a inventividade de Neil Gaiman.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]6 – The Witcher[/heading]


Conhecido na língua polonesa como Wiedzmin, The Witcher não é só mais um game. O seu “nascimento” aconteceu em meio às páginas de dois livros do autor polaco Andrzej Sapkowski. A obra apresenta uma compilação de contos de fantasia e romance (com exceção de dois contos) acerca do “witcher” Geralt de Rivia, que no game também leva o cargo de protagonista da história.


Além da versão game, The Witcher também foi adaptado para quadrinhos, RPG, card game, um filme (The Hexer) e uma série para a TV polaca que inspirada no filme foi lançada em 2002 e teve treze capítulos.


O terceiro game da série vai ser o último da franquia e sai para as novas gerações de consoles em 2014, já com o Hype de ser um dos games mais esperados do próximo ano e com a ambiciosa proposta de superar Skyrim como o melhor e maior RPG medieval da história dos Games.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]5 - Game of Thrones [/heading]


E se nós quebramos o ritmo dos filmes com o 6° lugar sendo um jogo, agora quebramos mais ainda pois vamos falar de uma obra adaptada da literatura para a TV. A série da HBO Game of Thrones, que nem precisa muito de explicações.


A série é baseada na saga de 7 livros ainda não finalizada, escrita por George R.R. Martin, nos livros a saga se chama As Crônicas de Gelo e Fogo, enquanto o primeiro livro dos sete, A Guerra dos Tronos, é que dá o nome ao seriado.


Game of Thrones é um fenômeno cultural extraordinário e a série se encaminha para sua quarta temporada no próximo ano, depois de uma terceira e boa temporada que aumentou o nível um pouco baixo do segundo ano.


Agora como falamos em adaptações, vale dizer que Game of Thrones de todas da lista é a com maior chance de ter problemas de adaptações, e não digo de fidelidade, pois a série é muito fiel aos livros, mas sim problemas de timing, pois a quarta, quinta e sexta temporadas saíram nós próximos três anos, mas o sexto livro, Os Ventos do Inverno que deveria ser adaptado após essas temporadas, não está muito perto de ficar pronto e depois dele ainda há mais um livro inteiro a ser escrito por Martin.


Será que vai dar tempo?


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]4 - O Hobbit[/heading]


Não é mistério nenhum que O Hobbit antes de chegar aos cinemas em 2012 já existia no imaginário dos leitores da obra de J. R. R. Tolkien, porém em uma lista como essa The Hobbit não poderia ficar de fora. Publicado em 1937, a obra infanto-juvenil de fantasia foi muito bem recebido pela crítica da época, pra tanto que foi nomeado à Medalha Carnegie e recebeu o prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune, como melhor ficção infantil. Apresentando as aventuras de Bilbo Bolseiro em busca de conquistar parte do tesouro guardado pelo dragão Smaug, o sucesso de O Hobbit também fez com que Tolkien fizesse as devidas alterações para encaixar Bilbo em seu (grande) sucessor, o Senhor dos Anéis. O Hobbit- A Desolação de Smaug tem estreia marcada para 13 de dezembro, enquanto a última parte, O Hobbit - Lá e De Volta Outra Vez será lançado em 19 de dezembro de 2014.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]3 - Nausicaa do Vale do Vento [/heading]


Baseado em um mangá de fantasia de Hayao Miyazaki, o filme animado Nausicaä do Vale do Vento dirigido também por Hayao Miyazaki é simplesmente uma obra prima. O mangá foi escrito em 1982 enquanto o filme saiu em 1984, apesar de ambos terem finais diferentes, mesmo porque o mangá só terminou de ser publicado 1994.


O filme também marca o inicio do Studio Ghibli, que foi fundado após o filme ser lançado. Ainda que o filme tenha sido lançado antes, ele é considerado a primeira obra do mais famoso e consagrado estúdio de animação do Japão.


A história narra a vida de Nausicaä, a jovem princesa do Vale do Vento que se envolve em um conflito com um reino que usa armas antigas para acabar com uma floresta e erradicar a vida dos insetos (gigantes) que vivem nela.


O próprio Hayao Miyazaki disse que essa obra é parcialmente inspirada em Tolkien.


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]2 - Harry Potter[/heading]


Baseado na obra de J. K. Rowling, Harry Potter também é outro que a galera sabe que foi inspirado nos livros da autora britânica, mas que se ficasse fora dessa lista ía rolar agressão. Composta por sete livros, o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal lançado em 1997 não levou muito tempo para ser adaptado ao cinema, além de games entre muito outros itens. Mas é claro que a forma de adaptação de maior sucesso de Harry Potter sem dúvida alguma é a que vimos nos cinemas, na qual acompanhamos a evolução do jovem bruxo vivido por Daniel Radcliffe, ao lado de Emma Watson (Hermione), Rupert Grint (Ron Weasley). Desenvolvimento esse que também acompanhou o crescimento de seus inúmeros fãs.


Em breve poderemos ver um pouquinho mais do universo Harry Potter em Animais Fantásticos e Onde Habitam novo projeto de Rowling (leia mais).


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


[divider top="no"]



[heading size="18"]1 - O Senhor dos Anéis[/heading]


E alcançando o primeiro lugar temos o inegável sucesso: O Senhor dos Anéis! Sendo o outro “filho” J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings), também (como meio mundo sabe) é uma obra de fantasia, que escrita entre 1937 e 1949, acabou sendo lançada em três partes "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei", dentre os anos de 1954 e 1955. Antes mesmo da sua adaptação ao cinema a obra já se tornou um sucesso, com reimpressão inúmeras vezes, tradução para mais de 40 línguas e que somando os três livros O Senhor dos Anéis venderam mais de 160 milhões de cópias.


Nas telonas vimos Peter Jackson assinar a direção da trilogia, que filmada simultaneamente foi um dos grandes recordes de bilheteria, abocanhando um total de dezessete Oscars, quatro para o primeiro, dois para o segundo e onze para o terceiro. Loucura não?


10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia


Como vocês viram no nosso Top 10 Obras Baseadas em Livros de Fantasia, um livro é capaz de se transformar em algo bem mais amplo do que uma compilação de letras e papel, tanto pode virar uma franquia de sucesso, como uma série de TV ou até mesmo game, basta uma boa história e é claro, um bom adaptador e pronto, no deparamos com produções sedutoras e que arrastam um público fiel durante anos. E você, tem algum livro que foi adaptado para o cinema ou TV que não está na lista?


*Matéria feita pela Equipe Eden Pop.


[divider top="no"]

Patreon de O Vértice