Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme

Muitas vezes somos surpreendidos por caracterizações tão espetaculares que nos perguntamos como uma boa transformação é capaz de mudar tanto uma pessoa a ponto de ela parecer ser outra. Essas mudanças fazem parte da rotina de qualquer grande produção de Hollywood, porém umas são mais marcantes que a outras tanto pelos detalhes de uma maquiagem quanto pelo “sacrifício” pessoal do ator em causar essas mudanças diretamente em seu corpo, como por exemplo, no caso de dietas extremas. Agora você vai conhecer o Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme.


Olha que não foi fácil categorizar essa galera por colocação, já que cada um é/foi tão bom quanto o outro. E Para começar temos:


[heading style="1"]10 Trovão Tropical - Robert Downey Jr.[/heading]


Quem tem na memória o Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro e não o viu em Trovão Tropical (2008) deve ficar bem surpreso com a mudança que o ator passa. A começar pelo tom da pele, ele também mudou o cabelo e parece até ter rugas, praticamente outra pessoa. Quem também mudou bastante para esse filme foi Tom Cruise, que com muito enchimento recebeu camadas de pele falsa para engordar as mãos e o rosto. Provavelmente a equipe de maquiagem de Trovão Tropical devem ter ganhado umas horinhas extras, porque haja trabalho hein!


       Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme



[heading style="1"]09 Harry Potter - Ralph Fiennes[/heading]


O Cara sem nariz, bom pelo menos foi esse o apelido que Ralph Fiennes deve ter ouvido por aí após dar a vida ao temido Lord Valdemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), aparição que aconteceria em mais quatro filmes da franquia Harry Potter. As curiosidades quanto ao make-up do personagem para essa franquia era de que Fiennes levava em média duas horas e meia para ficar pronto e durante os intervalos das gravações não podia comer nada já que as próteses dentárias não permitiam. Um ponto que também incomodou muito o ator era que o seu figurino caia a todo tempo e a única “vantagem” era de que ele pelo menos podia ir ao banheiro tranquilo. “(...) eles deixaram um espaço na minha roupa para que eu pudesse tirar 'meu amigo' para fora.", disse Fiennes. E você, aguentaria passar por isso?


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]08 X-Men: Primeira Classe - Jennifer Lawrence[/heading]


A nova queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence está nessa lista pela sua participação em X-Men: Primeira Classe (2011) e que em breve aparecerá nos cinemas vivendo novamente a Mística, em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. A primeira vista a transformação de Lawrence parece ser simples, tirando é claro o fato de ela estar toda azul, porém para chegar a esse resultado final a atriz passa por um processo de sete horas de maquiagem pelas mãos de seis maquiadores que a enchem de próteses e muita, muita tinta azul. Com humor, Lawrence diz: "Quando eu estava realmente cansada - ao final da sétima hora- eu refletia 'Por que simplesmente não me mergulham em uma banheira azul?'", ainda há uma história de que a atriz pediu reembolso ao estúdio para comprar uma banheira nova, já que a que tinha na sua casa ficou completamente azul!


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]07 O Curioso Caso de Benjamin Button – Brad Pitt[/heading]


Se você não viu O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), estrelado por Brad Pitt veja, nem que seja só para conferir o quanto uma caracterização bem feita aliada a dose certa de efeitos especiais pode dar muito certo. Para viver o personagem título Pitt precisava de até cinco horas diárias para fazer a maquiagem que incluía inclusive próteses.  Graças a essa atuação o marido de Angelina Jolie ganhou o Globo de Ouro por Melhor Ator em Filme dramático. Quem também estava no filme e não pode ser ignorada quanto a sua maquiagem é Cate Blanchett, que na época com praticamente 40 anos, em uma das fases do filme viveu uma jovem de 20 e poucos anos.


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme



[heading style="1"]06 Abraham Lincoln - Daniel Day Lewis[/heading]


O premiado filme Lincoln (2012) de Steven Spielberg pode ser lembrado pela belíssima caracterização de Daniel Day Lewis, que encarna com muita vivacidade o ex-presidente americano Abraham Lincoln. A caracterização para o filme foi bem sutil, mas de grande efeito, foram engrossadas as sobrancelhas, as orelhas arredondadas e a testa marcada de rugas. Lewis de 56 anos foi a fundo não só na maquiagem como estudou durante um ano toda a história e até o sotaque de Lincoln, pontos esses que culminaram no sucesso do trabalho que rendeu ao ator um Globo de Ouro como Melhor Ator em Filme de Drama e O Oscar de Melhor Ator. O interessante nesse caso não são as horas de caracterização, mas sim o fato de que Lewis por muito tempo rejeitou o papel e acabou aceitando pela insistência de Spielberg em querer ele interpretando o ícone americano. O ator também passou meses falando e agindo como Lincoln no seu dia, incluindo em lugares públicos, para se preparar para o filme.


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]05 Hitchcock - Anthony Hopkins[/heading]


Dirigido por Sacha Gervasi (O Terminal), Hitchock (2012) além de levar aos cinemas o que rolou por trás das câmeras enquanto Alfred Hitchcock rodava o icônico Psicose, baseado no livro de Stephen Rebello também brindou o público com a ótima qualidade da maquiagem feita em Anthony Hopkins que o transformou literalmente no cineasta mestre do suspense. A transformação de Hopkins se deu em cima de muitas próteses desde faciais até corporais, já que o ator não quis ganhar peso para o papel, sendo que estas últimas pesavam bastante, o que dificultava um pouco a mobilidade do ator. Muito metódico, o ator de O Silêncio dos Inocentes só apareceu no set para as provas e ensaios após todas as próteses estarem prontas. “Não gosto de ir ensaiar estando metade vestido. ‘Esperem até que me transforme’. Levo isso muito a sério”, disse Hopkins na época. Exigente, mas ninguém pode dizer que não valeu a pena.


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]04 Piaf - Um Hino ao Amor Piaf - Marion Cotillard[/heading]


Irreconhecível, essa é a palavra que define Marion Cotillard na pele da cantora Edith Piaf em Piaf- Um Hino ao Amor. Esse é mais um filme em que a dupla caracterização e atuação andam perfeitamente juntas. Vivendo a vida de Piaf até o último fio de cabelo, Cotillard ganhou todas as principais características físicas da francesa, desde os seus olhos destacados, a testa com grandes entradas até a semelhança no tom de voz. Todo esse suor foi recompensado com um Oscar, um Globo de Ouro, um César e um BAFTA todos de Melhor Atriz pela atuação dela em Piaf- Um Hino ao Amor, no qual vive a cantora francesa desde os seus 20 anos até aproximadamente os 50, quando a cantora faleceu, que por sinal no filme aparenta ter bem mais em consequência da vida conturbada que Piaf levou.


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]03 O Operário - Christian Bale[/heading]


Falou em transformação, falou com Christian Bale o cara que topa vários trabalhos que seguem essa linha, e ele assustou a todos com a sua caracterização para viver Trevor Reznik em O Operário (2004). Dando vida a um cara que tem constantes crises de insônia e que é perturbado por algo horrível do seu passado, que não lembra ter feito e por isso perde muito peso, Bale perdeu 28 quilos, mais ou menos 1/3 do seu peso normal, de acordo com o que foi dito na época, ele eliminou esses quilos em apenas dois meses, sem dúvida nenhuma esse papel teve um ar de loucura tão grande quanto o personagem aparenta ter. Também vale lembrar que Bale logo após esse trabalho foi escolhido para viver o Homem-Morcego em Batman Begins e em pouco tempo alcançou o corpo musculoso visto nos cinemas, engordando quase 50 quilos. E pra piorar, no intervalo entre os Batmans, Bale aceitou mais um papel premiado em O Vencedor, filme de David O. Russel, onde vive um viciado em Crack e teve que emagrecer tudo de novo para o papel. É louco né?


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]02 Hellboy - Ron Perlman[/heading]


Promovendo uma mega transformação, Hellboy nem de longe mostra alguma semelhança com o ator Ron Perlman, que para viver o personagem foi coberto por camadas e mais camadas de látex para fazer as próteses e ter o resultado singular que conferimos no filme e nos faz acreditar que aquela criatura é real. Para tudo ficar como conhecemos, o ator levava em média cinco horas para estar pronto, todos os dias. Ficou uma maquiagem para Guillermo Del Toro nenhum botar defeito. Recentemente para agradar um pequeno fã que sofria de leucemia, Perlman se caracterizou novamente de Hellboy para realizar o sonho do menino em conhecer o personagem! Legal não?


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme


[heading style="1"]01 Monster - Desejo Assassino - Charlize Theron[/heading]


E chegamos então ao nosso primeiro lugar, que abocanhado pela bela Charlize Theron mostra mais uma caracterização de grande efeito em Monster - Desejo Assassino. Mostrando uma história real, Theron vive Aileen Wuornos, uma ex-prostituta executada em 2002 pelo assassinato de sete homens entre o início da década de 80 e começo da década de 90. Para viver essa pesada personagem real Theron engordou cerca de treze quilos, além de raspar as sobrancelhas e usar uma prótese dentária. Premiada pelo bom trabalho, a atriz ganhou um Oscar de Melhor Atriz, um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme Dramático, um SAG de Melhor Atriz Principal em Cinema e até um Urso de Prata de Melhor Atriz, pode se dizer então que esse é até hoje o papel da vida de Charlize Theron.


Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme



E assim chegamos ao fim desse Top 10 Caracterizações mais drásticas para um filme e você descobriu quem sofreu mais na hora de compor um personagem ou até mesmo quem foi mais longe na construção do mesmo. A sétima arte envolve profundamente não só os seus espectadores como também as pessoas que ajudam a construir novas histórias a cada filme produzido.


[poll id="4"]


[divider="0"]

Patreon de O Vértice