Biblioteca do Eden - A Revolução dos Bichos

O título deste livro engana, ainda mais o proposto originalmente por George Orwell, "Animal Farm: A Fairy Story". Longe de ser um conto de fadas, A Revolução dos bichos é uma forte crítica principalmente ao stalinismo, mas também às dinâmicas sociais de poder e liderança.


A Revolução dos Bichos se passa em uma fazenda, a Quinta Manor. Ao falecer um dos porcos mais antigos da fazenda fala aos outros animais de seu sonho de uma fazenda utópica, em que os animais seriam governados por eles mesmos, e não pelos humanos.  Liderada por dois outros porcos, os animais mais inteligentes da fazenda, a revolução tem início de fato quando os humanos esquecem a alimentação dos animais. A trama prossegue em direção às críticas sociais quando os porcos assumem o poder e passam a governar a fazenda.


N'A Revolução dos Bichos, George Orwell é maestral. Nos entrega uma crítica dura e objetiva na forma de uma fábula moderna, requintadamente temperada com sarcasmo, ironia e humor. Muito mais do que uma história sobre bichos, este livro é uma radiografia da personalidade humana. É sobre como o poder e o dinheiro corrompem, como somos capazes de trair nosso ideais e amigos,  sobre segregação de classe, sobre intrigas e mentiras, enfim, sobre a sociedade. George Orwell escreveu outro livro famoso por discutir a dinâmica do poder, 1984 (de onde surgiu o termo Big Brother), que provavelmente ainda virá para a biblioteca, mas, apesar de ser muito mais leve, A Revolução dos Bichos é mais crítica, e permite reflexões mais profundas.


Temos então nossa nova adição na Biblioteca do Eden, A Revolução dos bichos, de George Orwell. Uma fábula que nos leva a questionar sobre o poder, a manipulação, as revoluções e a sociedade, além de ser uma história sobre animais. E quem não adora histórias de animais? Adicione A Revolução dos Bichos à sua biblioteca.

Patreon de O Vértice